Notícias
#SNC2021
Ministro Fábio Faria debateu chegada do 5G ao Brasil no webinário Diálogos Conexis
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou nesta quinta-feira (6) do webinário Diálogos Conexis. Durante o evento, Faria citou a revolução que a nova tecnologia trará para a vida dos brasileiros.
"Teremos aumento do PIB do agronegócio, avanços na telemedicina e em segurança pública, além da possibilidade de acabar com o deserto digital que atinge hoje cerca de 40 milhões de brasileiros, grande parte deles na Região Norte”, destacou.
O webinário teve como anfitrião Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis, e contou também com os mediadores Dyogo Oliveira, ex-ministro do Planejamento, e Filipe Carvalho, da consultoria Eurasia Group.
O ministro pontuou o andamento do leilão do 5G, que aguarda a análise do Tribunal de Contas da União. “Iremos levar internet para a população brasileira que ainda não têm. O 4G revolucionou a vida das pessoas e o 5G irá revolucionar a indústria, as empresas e possibilitar avanços no que se refere à Internet das Coisas", destacou.
O MCom desenvolve uma série de ações para expandir a comunicação em todo o território nacional, como as debêntures incentivadas, a Lei do Fust e a Lei Geral das Antenas, que possibilitam investimentos importantes no setor de telecomunicações. Durante o debate, Faria ressaltou o impacto que a implementação do 5G trará para a economia. "O Brasil é um dos países que mais atrai investimentos em tecnologia e com o 5G vamos melhorar nosso ambiente de negócios e expandir as telecomunicações em todo o território nacional", afirmou.
Fábio Faria também destacou a importância da implantação de infraestrutura para conectividade, citando a Lei Geral das Antenas. "Sem a Lei das Antenas não haveria o 5G. Seria impossível. Ela prevê que a infraestrutura de pequeno porte prescinde de licenciamento. Dessa forma, entendemos que 90% das novas antenas de 5G poderão ser categorizadas como infraestrutura de pequeno porte e, com isso, será possível acelerar a implantação do 5G no Brasil", finalizou.
Finalizando o debate, o ministro mencionou o sucesso da Semana Nacional das Comunicações. “Não me recordo de uma semana tão proveitosa quanto a que estamos fazendo. São várias entregas importantes e de muito impacto, que demonstram a importância dos setores de telecomunicações e radiodifusão para o país e para o governo federal”.
Texto: Ascom/Ministério das Comunicações
Foto: Kenny Olee/Ministério das Comunicações