Notícias
Wi-Fi Brasil
MCom leva conectividade a distrito rural do Piauí
Ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro das Comunicações, Fábio Faria inaugurou nesta quinta-feira (20) o primeiro ponto de acesso gratuito à internet do programa Wi-Fi Brasil no município de Santa Filomena.
A infraestrutura será instalada em escola municipal do distrito de Sete Lagoas, localizado na zona rural, a 70 km de distância do município de Santa Filomena. Com ela, o MCom vai levar conectividade para 40 famílias, beneficiando aproximadamente 200 pessoas.
“A população vai ter internet de graça porque é inclusão social, possibilita ganhar uma renda, estudar e trabalhar”, afirmou o ministro Fábio Faria, que na oportunidade anunciou a expectativa de aumentar a conectividade em escolas com programas como o Wi-Fi Brasil, que já conectou mais de 12,5 mil escolas em todo território nacional.
“A população vai ter internet de graça porque é inclusão social, possibilita ganhar uma renda, estudar e trabalhar”, ministro Fábio Faria
Histórico do programa no Piauí
Atualmente, há no Piauí 438 pontos de conexão do programa Wi-Fi Brasil. Já foram instaladas infraestruturas em 383 escolas, 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 11 Unidades de Segurança Pública, 8 assentamentos, 8 Telecentros e 11 nos demais pontos de inclusão digital.
A instalação inaugurada em Sete Lagoas permitirá conexão por satélite com capacidade de trafegar até 20 Mbps, que, de acordo com os valores de referência, é considerada uma alta velocidade de banda larga.
Internet de qualidade
Um dos critérios para medir a qualidade da conectividade de uma região é a quantidade de domicílios que possuem acesso à internet banda larga fixa. No Piauí, no entanto, o meio mais utilizado pela população para acessar a internet ainda é o celular, que oferece somente serviços de dados móveis.
Além disso, somente 67,3% das residências do estado acessaram a internet de forma regular, segundo o último levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2019, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse número está abaixo da média nacional de utilização regular da internet, que é de 82,7%. Em outro estudo, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2020, o Piauí ocupa a última posição no ranking dos municípios conectados a alguma infraestrutura de fibra ótica, o que ressalta o contexto de baixa qualidade da conexão de internet no estado.
O cenário da conectividade piauiense reforça a importância da iniciativa do MCom, que implementa infraestrutura de rede e promove o desenvolvimento socioeconômico no estado.
Clique abaixe e confira a galeria de imagens:
Texto: Ascom/Ministério das Comunicações
Foto: Isac Nóbrega/PR