Notícias
Radiodifusão
MCom assina outorga de novo canal de TV em Macapá
Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, outorgou a criação de um novo canal de TV aberta para a capital do estado do Amapá. O evento ocorreu nesta quarta-feira (26) e contou com a participação do senador Davi Alcolumbre, parlamentares e representantes da Rede TV Novo Tempo.
A iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) viabiliza para Macapá mais opções de notícias, cultura e entretenimento graças à desburocratização do processo de outorga de canais primários de retransmissora de TV (RTV) realizado pelo Governo Federal.
Distinção entre canal primário e canal secundário
A diferença determinante entre um canal de caráter primário e um secundário é a segurança. Enquanto uma RTV secundária pode sofrer interferências no sinal ou até mesmo perda da transmissão, uma RTV primária possui maior estabilidade e segurança jurídica para reclamar alguma interferência.
“Desde 2014 não sai outorga de RTV primária, que é a que ninguém toma. As coisas saíam com muita dificuldade e burocracia”, observou o ministro Fábio Faria.
O senador Davi Alcolumbre destacou em sua fala o empenho de Faria em propiciar a criação do canal. “Manifesto meu agradecimento à forma cordial e resolutiva que o ministro Fábio assumiu para que esse sonho se tornasse realidade”, afirmou Alcolumbre.
O novo canal será o 47, e retransmitirá o sinal da TV Cachoeira do Sul, uma afiliada da Rede TV Novo Tempo localizada no Rio Grande do Sul. A Rede conta atualmente com 80 retransmissoras em todas as regiões do país. “Essa TV vai fazer o bem para o povo do Amapá, levando palavras de esperança e notícias positivas, que as pessoas também precisam”, concluiu o ministro no encerramento da cerimônia.
Texto: ASCOM/Ministério das Comunicações