Notícias
MAIS CONECTIVIDADE
Governo Federal realiza inaugurações e entregas na cidade de Alcântara (MA)
Uma comitiva interministerial realizou inaugurações e entregas em solo maranhense, nesta quarta-feira (26), no município de Alcântara. A visita, comandada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes, contou ainda com a presença dos ministros da Educação, Milton Ribeiro, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, que participou de forma on-line. O secretário executivo, Vitor Menezes representou o Ministério das Comunicações (MCom).
O ministro Marcos Pontes falou sobre a relevância das ações realizadas em solo maranhense e as novas possibilidades que se abrem aos moradores locais. “Estamos desenvolvendo a região, mas sempre com a preocupação de envolver empresas e mão de obra local sendo empregada nessa movimentação”, destacou
Dentre as agendas previstas, foi realizada uma visita à Agrovila Cajueiro, uma das sete comunidades quilombolas que foram beneficiadas pelo programa Wi-Fi Brasil com a oferta de Internet banda larga. Com ele, o MCom oferece conexão gratuita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações e possibilita a inclusão digital das comunidades.
O secretário executivo Vitor Menezes comentou os benefícios e oportunidades que serão ofertadas aos membros da Agrovila Cajueiro e das demais comunidades com a chegada da conectividade. “Os pontos de conectividade do Programa Wi-Fi Brasil vão trazer cidadania e inclusão digital à população de Alcântara. É um dever e uma honra para o Ministério das Comunicações contribuir com esse projeto”, ressaltou.
A comitiva também participou da inauguração da Fábrica de Inovações do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), localizada no campus Alcântara do instituto. O espaço tem como principal objetivo prestar serviços inovadores para a comunidade.
As autoridades participaram ainda da inauguração da Base Institucional de Alcântara (BIA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As ações propostas para a base preveem a elaboração de cursos de graduação à distância, especialização e aperfeiçoamento para formar e capacitar recursos humanos. A meta é atender ao desenvolvimento da região e a capacitação de mão de obra para as demandas do Centro Espacial de Alcântara. A BIA é fruto da parceria firmada entre a UFMA, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). As ações são coordenadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Houve ainda uma visita a Torre de Lançamento do Centro Espacial de Alcântara (CEA). Foi apresentada à comitiva toda a infraestrutura disponível no local, além de informações sobre os planos, projetos e programas relacionados à operacionalização comercial do CEA.
O dia terminou com a 8ª reunião ordinária do plenário da Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA).
A comissão interministerial, presidida pelo ministro do MCTI, Marcos Pontes, e instituída pelo Decreto Nº 10.458, tem o objetivo de formular o Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), além de propor mecanismos institucionais e tecnológicos que possibilitem sua implementação, monitorar a execução do PDI-CEA e gerar subsídios para a sua consolidação, coordenando as iniciativas do governo relacionadas ao desenvolvimento do centro espacial.
Além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Agência Espacial Brasileira (AEB); os ministérios da Defesa, da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional; o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; a Advocacia-Geral da União (AGU); a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e o Comando da Aeronáutica participam como membros da comissão.
Texto: Ascom/Ministério das Comunicações com informações do MCTI
Imagens: TV Brasil