Notícias
RADIODIFUSÃO
TV digital na sua cidade: prefeituras do CE, PI e RN já podem aderir ao Digitaliza Brasil
Vamos trocar todas as antenas analógicas por antenas digitais. As pessoas que ainda estão na era analógica não podem usufruir das novidades e benefícios que a TV digital traz, então vamos mudar esse cenário
- Fábio Faria
"Nós vamos trocar todas as antenas analógicas por antenas digitais. As pessoas que ainda estão na era analógica não podem usufruir das novidades e benefícios que a TV digital traz, então vamos mudar esse cenário", ressaltou o ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante lançamento do edital na última semana em Mossoró (RN).
O formulário de adesão é simplificado e está disponível no endereço: gov.br/mcom/digitalizabrasil . As prefeituras que forem qualificadas vão receber os equipamentos de transmissão destinados à digitalização das estações analógicas em operação e, adicionalmente, a instalação de mais dois canais, um para a transmissão de conteúdos da Empresa Brasil de Comunicação e outro para o conteúdo da Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.
A instalação de toda a infraestrutura para a transmissão dos sinais digitais faz parte do pacote. Além disso, o programa vai distribuir kits de conversão do sinal analógico para o digital às famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único, inclusive as beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Das cidades contempladas no edital, 44 estão localizadas no Ceará, 12 no Piauí e 17 no Rio Grande do Norte. No termo de adesão, as prefeituras interessadas devem se comprometer a fornecer um local para a instalação da infraestrutura compartilhada, necessária para a operação do serviço digital e devem se responsabilizar pela segurança, operação e manutenção da infraestrutura após a implantação.
De acordo com o secretário de radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão, a televisão digital dá um salto de qualidade na experiência do usuário, com qualidade de som e imagem muito melhores que na TV analógica. O Digitaliza Brasil vai permitir ainda a ampliação do número de canais ofertados na maior parte das localidades contempladas. Com a tecnologia, é possível assistir à programação também no celular e em outros dispositivos móveis que possuam receptores. "As prefeituras ao aderirem estão levando para a população mais tecnologia e acesso à informação. Fazer parte desse processo de digitalização do sinal de TV será um marco importante para os municípios", destaca o secretário.
O programa
As prefeituras ao aderirem estão levando para a população mais tecnologia e acesso à informação. Fazer parte desse processo de digitalização do sinal de TV será um marco importante para os municípios
- Maximiliano Martinhão
O Digitaliza Brasil foi criado por portaria publicada em maio deste ano pelo MCom. Ele institui a política pública para digitalização dos serviços de televisão. O compromisso do MCom é com a conclusão do processo de digitalização dos sinais de TV no país até 2023, o que vai beneficiar mais de 23 milhões de brasileiros. Nesta etapa do Programa, o Governo Federal concentra esforços para instalar equipamentos de transmissão para digitalização das emissoras de televisão e distribuir kits de conversão da TV para famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único, inclusive as beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Em todo o país, ainda existem 1.638 cidades onde só têm TV aberta analógica. O esforço para concluir a digitalização do sinal vai ocorrer em quatro etapas, sendo que a primeira deve estar concluída até abril de 2022. Nesta primeira fase estão contemplados 752 municípios nos nove estados do Nordeste (AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE) e em Minas Gerais. A lista completa de municípios elegíveis pode ser acessada em www.sejadigital.com.br/tvdigital/listadecidades
Texto: ASCOM/Ministério das Comunicações
[+] saiba mais:
-
TV Digital no Rio Grande do Norte entra em nova fase de expansão
-
Digitaliza Brasil: MCom lança programa para levar TV digital a todo o país