Notícias
INTERNACIONAL
MCom chefiará nova missão para conhecer redes privativas de 5G nos EUA
Com a perspectiva de chegada da tecnologia 5G ao Brasil ainda neste ano, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, vai chefiar missão oficial interministerial aos Estados Unidos para conhecer e compartilhar experiências sobre segurança cibernética, modelos regulatórios e viabilidade do uso de redes privativas, além de promover o diálogo com potenciais investidores no mercado de telecomunicações brasileiro.
“Nós vamos para os Estados Unidos, para Washington, para conhecer a rede privativa do Departamento de Defesa e dialogar com investidores”, destacou Fábio Faria durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (02/06).
As agendas oficiais serão em Washington (do dia 7 ao 9 de junho) e Nova Iorque (dia 10 de junho), com saída e retorno ao Brasil entre os dias 6 e 11 deste mês.
Mais desenvolvimento econômico e investimentos para o Brasil
A missão é um desdobramento do leilão do 5G e por isso contará com a presença de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), que analisa o edital do leilão. “A visita é uma grande solução para a realização do leilão do 5G. Servirá para dar celeridade ao leilão e para que a equipe do TCU tire dúvidas", observou o ministro das Comunicações.
"A visita é uma grande solução para a realização do leilão do 5G", ministro Fábio Faria
Além do Ministério das Comunicações (MCom) e do TCU, a comitiva será composta por representantes das pastas da Defesa e das Relações Exteriores, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Secretaria-Geral, da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos e do Congresso Nacional.
Tendo em vista o potencial estratégico da tecnologia 5G para o desenvolvimento econômico do Brasil, a iniciativa da missão interministerial favorece a ocorrência do leilão das faixas de radiofrequência – que será conduzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com previsão para o segundo semestre de 2021 – e atrai mais investimentos para o país.
Conforme o cronograma do edital, todas as capitais brasileiras contarão com o 5G standalone , uma evolução da quinta geração de telefonia móvel, até julho de 2022.
É por meio do 5G standalone que será possível realizar uma grande transformação digital no Brasil: “Vamos ter benefícios no agronegócio, na medicina com a telemedicina, no setor automotivo, na segurança e na educação”, detalhou Faria.
Lugares que serão visitados
A agenda de visitas é composta pelo Departamento de Defesa, de Inteligência Nacional e Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos. Além dessas, estão previstas reuniões com empresas privadas de telecomunicações, como Motorola, IBM, AT&T e com bancos de fundos de investimentos.
Devido às restrições rigorosas em aeroportos e aeronaves que chegam aos EUA, a comitiva fará a viagem em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
Histórico de missões oficiais voltadas ao 5G
Essa é a terceira missão oficial liderada pelo MCom com o objetivo de colher experiências e conhecer modelos de adoção da tecnologia 5G ao redor do mundo.
Em fevereiro deste ano foi realizada a primeira viagem da comitiva do Governo Federal com participação dos ministros do TCU, sempre com o intuito de aprimorar o desenvolvimento da tecnologia no Brasil. Essa missão oficial visitou cinco países da Europa e Ásia, sendo eles Suécia, Finlândia, Coreia do Sul, Japão e China.
Texto: ASCOM/Ministério das Comunicações