Notícias
DIGITALIZAÇÃO
Emissoras recebem autorização para transmitir sinal digital em quatro municípios
O Ministério das Comunicações (MCom) autorizou emissoras de televisão de quatro municípios a transmitir pelo sinal digital. As portarias, publicadas nesta sexta-feira (20/8), no Diário Oficial da União, contemplam as cidades de Alagoinhas (BA), Guarabira (PB), Itapema (SC) e São Bento do Una (PE).
A TV digital possibilita que os cidadãos tenham mais qualidade e diversidade na programação. É um salto na experiência do usuário e fortalecimento da cidadania
- Secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão
Com a medida, a população terá mais uma opção de canal digital na telinha e acesso à informação. “A TV digital possibilita que os cidadãos tenham mais qualidade e diversidade na programação. É um salto na experiência do usuário e fortalecimento da cidadania”, destaca o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão.
Padrão da TV brasileira é referência - No Brasil, o padrão utilizado para o sinal digital é "Sistema Integrado de Transmissão Digital Terrestre" (ISDB-Tb), conhecido como padrão nipo-brasileiro. Essa tecnologia foi inicialmente desenvolvida no Japão e aprimorada no Brasil. Com o ISDB-Tb, é possível melhorar a qualidade do som e imagem, multiprogramação e recepção do sinal em equipamentos móveis e portáteis, além dos recursos de interatividade.
A tecnologia brasileira, que é referência na América Latina, já foi implementada por outros países, como Argentina, Bolívia, Botsuana, Chile, Costa Rica, Equador, Filipinas, Guatemala, Honduras, Maldivas, Peru, Paraguai, Sri Lanka, Uruguai e Venezuela
Texto: Ascom/ Ministério das Comunicações