Notícias
MAIS CONECTIVIDADE
IoT Day 2021 debate avanço da Internet das Coisas no Brasil
Com o objetivo de debater e situar o desenvolvimento da Internet das Coisas no país, a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) realizou, nesta sexta-feira (9/4), mais uma edição do IoT Day. Criada em 2010, a reunião é um evento global, organizada pelo IoT Council, no dia 9 de abril.
O evento contou com a participação do secretário executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes, que falou sobre a importância da Internet das Coisas e os benefícios do edital 5G, além de destacar o trabalho do órgão em relação à expansão da conectividade no país, sobretudo, em áreas rurais e distantes. “Estamos desenvolvendo uma política de conectividade que levará ao avanço desse setor, direta e indiretamente. Estamos focados nas localidades rurais e distantes, além das rodovias. Além disso, o edital do 5G trará uma série de obrigações como a cobertura de milhares de quilômetros por tecnologia móvel. Também temos programas voltados para atender à região Norte do país, cobertura de escolas e cidades que ainda não tem o 4G”, relatou.
Sobre a IoT, o secretário reconheceu o crescimento do setor e avaliou como o 5G será importante para sua expansão. “A Internet das Coisas depende dessa conectividade que estamos desenvolvendo. É importante destacar que estamos às vésperas do edital do 5G, o leilão deve ocorrer no final do 1º semestre. O próprio 5G é um acelerador para a IoT. Nossa meta é conectar muito mais dispositivos do que os que já temos hoje”, afirmou.
Legislação
Durante a participação no IoT Day, Menezes mencionou a lei nº 14.108, de 2020, que zerou os tributos para a Internet das Coisas, e comentou sobre uma possível prorrogação desse benefício. “Sabemos que a maioria dos dispositivos conectados têm uma receita muito baixa. Quando a carga tributária é alta, isso inviabiliza o desenvolvimento. O Congresso Nacional e o presidente sancionaram essa lei dando esse importante auxílio. É o que o mundo inteiro já faz”, comentou.
Menezes também mencionou o decreto nº 10.480, que regulamentou a lei geral das antenas. “Nesse decreto foram definidas uma série de questões sobre infraestrutura, como as de pequeno porte, além de estabelecer outras regras para a expansão da conectividade no país”, concluiu o secretário executivo do MCom.
Quer saber mais sobre IoT?
Não perca em nosso site e nas redes sociais a série que o MCom vem apresentando sobre o tema. Nela, você pode acompanhar tudo sobre IoT, como ela afeta nossas vidas e os lugares onde está presente. Já foram lançados três episódios. Vale a pena conferir!
1º episodio: Internet das Coisas: um passeio pelo futuro que já é realidade no dia a dia das pessoas
Se preferir, você também pode assistir aos episódios no canal do MCom no YouTube!
Texto: Ascom/Ministério das Comunicações
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados