Notícias
TV septuagenária
Na telinha: há setenta anos a televisão chegava aos lares dos brasileiros
Hoje (18) se comemora o Dia Nacional da Televisão, veículo que revolucionou a comunicação no século passado. Há exatos 70 anos esse aparelho entrou de vez na casa dos brasileiros. “Um meio importantíssimo para estreitar relações, levar cultura e informação aos brasileiros. Sem dúvidas, a televisão é um marco na nossa história”, disse o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Dos primeiros aparelhos até os dias de hoje foram muitas inovações tecnológicas. Vamos relembrar essa trajetória?
18 de setembro de 1950: Inaugurada a TV Tupi em São Paulo. Os aparelhos de TV eram de tubo, que dominou o mercado até os anos 90. Até 1974 as imagens eram em preto e branco. A primeira transmissão a cores foi em Caxias do Sul (RS) na Festa da Uva.
Início dos anos 90: Chega a TV LCD (Liquid Crystal Display), com melhores imagens e monitores mais leves
TV de Plasma: Com imagem formada a partir da ionização de pequenas quantidades de gás confinadas em células espalhadas ao longo da tela. Temos aqui, uma qualidade superior de imagens.
TV Digital: Em 2007, o Brasil começou as transmissões em TV Digital, sendo a região metropolitana de São Paulo o primeiro território do país a ser beneficiado. Em 2016, o país começou a promover o desligamento do sinal analógico.
TV full HD e LED: A Copa de 2014 no Brasil ajudou a consolidar a resolução full HD e a tecnologia LED. Mais leves, as telas dessas TVs podem medir 3 cm de espessura.
4K e as SmarTVs: Em 2018, com a resolução 4K e possibilidade de conexão com smartphones, tablets e computadores, a TV se transforma em uma poderosa central digital da casa.
TV do futuro: Organic Light Emitting Diode (OLED) e resolução 5K. É o futuro da TV. Funciona de forma semelhante ao LED, com a diferença de que a emissão de luz é feita por material orgânico.