Notícias
Abrace o Marajó
Governo leva Wi-Fi na Praça e cobertura 4G à ilha do Pará
- Foto: Alan Santos/PR
Na cerimônia de entregas do governo federal, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, inaugurou o programa Wi-Fi na Praça, na comunidade Corcovado, município de Breves, localizado na ilha do Marajó, no Pará. Fábio Faria também anunciou a cobertura de internet, com tecnologia 4G, em localidades da Ilha. Os anúncios foram feitos em evento público e contou com as presenças do presidente Jair Bolsonaro e de ministros de Estado.
O projeto Wi-Fi na Praça permite o acesso gratuito e ilimitado à internet por meio de antena satelital instalada em praças públicas de comunidades com baixíssima ou inexistente conexão de internet. “Essa antena aqui, da Telebras, vai trazer internet de graça e pega em um raio de 200 metros”, pontuou o ministro.
Fábio Faria lembrou que a comunidade paraense é a segunda localidade a receber o Wi-Fi na Praça. Há cerca de um mês, o ministro estreou o projeto no município de Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte. Na ocasião, os moradores da pequena comunidade rural de Angélica passaram a ter um sinal de internet permanente, com acesso totalmente gratuito.
Cobertura 4G – Mais seis localidades da Ilha do Marajó também passaram a receber cobertura banda larga móvel, com tecnologia 4G. Grande parte, em área rural, com precário acesso à internet. Foram beneficiados os distritos de Mainard, Câmara do Marajó, Retiro Grande, Piriá, São Miguel do Pracuúba e Joanes. “Com essa medida, mais de sete mil habitantes serão atendidos com internet 4G”, comemorou o ministro.
TAC Tim - O ministro das Comunicações ainda lembrou que a Ilha de Marajó está contemplada no TAC - Termo de Ajustamento de Conduta - celebrado entre o governo federal, por meio da Anatel, e a Tim. O acordo prevê a cobertura 4G, financiada pela operadora, em 350 municípios do norte, nordeste e centro-oeste do país. A previsão é que essa estrutura de conexão esteja concluída até 2022.
(Breves - PA, 09/10/2020) Presidente da República, Jair Bolsonaro durante Cerimônia de apresentação do
Programa Abrace o Marajó e de iniciativas do Governo Federal. Foto: Alan Santos/PR