Notícias
TELECOMUNICAÇÕES
Carlos Baigorri toma posse como conselheiro da Anatel
- Foto: Cléverson Oliveira/MCom
Nomeado para o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri tomou posse nesta quarta-feira (28), em cerimônia no Ministério das Comunicações.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, conduziu a cerimônia de posse e parabenizou o novo membro do Conselho Diretor. “É muito importante, principalmente neste momento de pandemia, estarmos reconhecendo o peso da telecomunicação, que se mostra cada vez mais necessária no dia a dia de todos. Sob comando do Presidente Jair Bolsonaro, estaremos realizando um trabalho cada vez mais alinhado”, afirmou.
Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel, se mostrou otimista com a nova composição do Conselho. "Toda a instituição está muito feliz pela nomeação do Carlos, e eu tenho certeza do trabalho profícuo que ele vai fazer, além do compromisso de servir o país acima de tudo", disse. "O conselho completo será muito importante para que possamos destravar pautas importantes para o setor das telecomunicações no Brasil", completou.
O economista Carlos Manuel Baigorri foi oficialmente nomeado para o cargo de membro do Conselho Diretor Anatel pelo Presidente Jair Bolsonaro. Com mandato até 4 de novembro de 2024, Baigorri foi aprovado pelo Senado Federal após sabatina realizada em 19 de outubro, sob relatoria do senador Eduardo Gomes (MDB/TO). Servidor efetivo da agência desde 2009, ele ocupa vaga deixada por Aníbal Diniz.
"A Anatel tem diversos desafios para o ano que vem. O 5G é um deles. Temos que garantir que a conectividade chegue a todos os rincões do Brasil, com qualidade e preços acessíveis para a populção. Como o ministro Fábio Faria disse, a pandemia do novo coronavírus mostrou o quanto as telecomunicações são essenciais, principalmente para garantir educação a parcelas mais pobres da população", afirmou Baigorri em seu discurso de posse.
Baigorri é graduado em Ciências Econômicas, pela Universidade de Brasília (UnB), e é mestre e doutor em Economia, pela Universidade Católica de Brasília (UCB). O Conselho Diretor da Anatel é composto de cinco conselheiros – hoje, além do recém-nomeado, estão Leonardo Euler de Morais (como presidente), Emanoel Campelo de Souza Pereira (como presidente substituto), Moisés Queiroz Moreira, Vicente Bandeira de Aquino Neto e Raphael Garcia de Souza.
Os conselheiros têm mandato de cinco anos, com vencimento sequencial, a fim de que as substituições sejam paulatinas - um conselheiro por ano, de modo a evitar a perda repentina da memória e da cultura organizacional no âmbito das decisões da agência.