Notícias
Agenda no Piauí
“Virou serviço essencial para o Brasil”, diz ministro sobre internet durante crise da Covid-19
Em praças, escolas e unidades de saúde. O acesso à internet banda larga gratuita expandiu no interior do Piauí. Com os programas Wi-Fi na Praça e Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Acesso ao Cidadão), do Ministério das Comunicações (MCom), milhares de moradores, a maioria de áreas rurais com pouco ou nenhum meio de conexão, terão contato com o mundo digital. A partir desta quarta-feira (3), dez antenas com sinais de transmissão passam a funcionar em comunidades de sete municípios piauienses.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, foi até Piripiri e Pedro II, onde inaugurou duas antenas com transmissão de internet. Na visita ao estado, ressaltou a importância da inclusão digital no país. “O Presidente [Jair] Bolsonaro assumiu, ano passado, com 80% do Brasil com internet, mas 20% sem acesso. São 40 milhões de pessoas que não têm internet ainda”, disse à imprensa na chegada ao Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina.
A iniciativa leva novas oportunidades aos moradores de comunidades mais afastadas. Segundo Faria, Piauí conta, agora, com 465 antenas que transmitem os sinais de rede. Na maioria dos casos, as estruturas ficam em escolas, unidades de saúde e praças do Norte e Nordeste, “regiões que têm maior deficiência de internet”. Em todo o país, são mais de 12 mil torres de conexão dos projetos da pasta, em parceria com a Telebras. Cerca de três mil cidades são contempladas.
Além das antenas, também foram lançados oficialmente mais oito pontos. Confira cada localidade beneficiada:
• Piripiri: em uma área aberta do povoado Pé do Moro e em uma escola municipal da Comunidade Banda;
• Pedro II: na praça da igreja em Serra dos Matões e no posto de saúde da comunidade;
• Picos: em uma escola municipal de Lagoa dos Félix;
• Parnaíba: em escola da região conhecida como Km 16;
• Oeiras: em uma unidade básica de saúde do povoado de Boa Nova;
• Floriano: em escola da comunidade Novo Papa Pombo; e
• Teresina: em uma creche do povoado Taboca do Pau de Ferro e em uma praça próxima à região Cerâmica Cil.
Com a pandemia do novo coronavírus, a internet “virou serviço essencial para o Brasil”, afirmou o ministro durante a solenidade, em Piripiri. “As pessoas estão trabalhando de casa. Muita gente estudando de casa. E quem não tem internet não está podendo visitar os parentes que moram longe. Então, a gente tem que fazer com que essas pessoas tenham acessibilidade, que tenham inclusão digital”, enfatizou.
Também presente nas agendas do Ministério das Comunicações, o senador Ciro Nogueira agradeceu ao Presidente Bolsonaro e ao ministro Fábio Faria por priorizarem destinos interioranos. “Hoje, a internet é uma necessidade básica do cidadão”.
Com 10 e 20 mega de velocidade, as redes de transmissão facilitam o dia a dia dos moradores. Sem nenhum custo, o usuário pode agendar consultas médicas na rede pública, acessar serviços do INSS, e ainda movimentar o comércio on-line da comunidade, gerando mais emprego e renda. Nas escolas, é fundamental para apoiar os professores em suas aulas e contribui para a descoberta de um novo mundo aos estudantes.
Programas
Pelo Gesac, o Governo Federal oferece internet de 10 mega de velocidade em locais específicos. Já o Wi-Fi na Praça, lançado em agosto deste ano, permite a colocação de antenas em espaços públicos de grande movimentação com 20 mega de conexão. O Piauí é o quarto estado a receber o programa no Brasil – os outros contemplados são Maranhão, Rio Grande do Norte e Pará.