Notícias
CONEXÃO DIRETA
MCom anuncia instalação de fibra ótica de alta velocidade entre Brasil e Europa
Brasil e Europa darão um passo para se tornarem mais próximos e mais conectados um ao outro. Está programado para a próxima semana o lançamento do cabo submarino de fibra ótica que irá revolucionar a comunicação entre os dois continentes. O cabo de alta capacidade ligará Fortaleza (CE) a Sines, em Portugal, com previsão de expansão para pontos no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de conexões na África e em outros países europeus, ilhas do Atlântico e Guiana Francesa. A estimativa é de que o projeto esteja concluído até meados de 2021.
Com investimento na casa de R$ 1 bilhão, feito pela empresa EllaLink, proprietária e operadora dos serviços que serão oferecidos pela fibra, tão logo esteja com a infraestrutura concluída, a iniciativa prepara o Brasil para a internet de altíssima velocidade que será oferecida pelo 5G. O projeto proporciona o tráfego de dados a 72 Tbps e latência de 60 milissegundos. Para efeitos de comparação, o tempo que a informação levará para fazer a viagem de ida e volta pelo Oceano Atlântico é dezenas de vezes mais rápida do que um piscar de olhos.
"O cabo, em alguns lugares, chega a 5 quilômetros de profundidade. É algo impensável, inimaginável, mas agora nós vamos ter uma conexão direta com a Europa. É uma grande entrega do Ministério das Comunicações que vai ajudar o nosso país no escoamento de dados". disse o ministro das Comunicações, Fábio Faria.
"Na segunda-feira (14), faremos o lançamento de um cabo submarino de fibra ótica que vai sair de Fortaleza até Sines, em Portugal. Serão mais de 6 mil quilômetros. Estimamos que até o segundo trimestre do ano que vem estará pronto", Fábio Faria, ministro das Comunicações.
Hoje, toda a informação que o nosso país envia para o Velho Continente vai primeiro para os Estados Unidos, e de lá segue para data centers na Europa. Esse percurso leva o dobro de tempo do que é necessário para fazer a conexão direta entre as duas regiões. A redução da latência ajuda, por exemplo, aplicações de computação em nuvem, internet banking, reprodução de vídeos e jogos eletrônicos. No caso dos games online, por exemplo, a demora no prazo de resposta é a pior inimiga dos jogadores e pode ser crucial entre vencer ou perder uma partida.
Ao todo, serão lançados e ancorados 6 mil quilômetros de cabos de alta capacidade que devem conectar a capital cearense a Portugal. Com a nova tecnologia, a capacidade de transmissão de dados é 7 mil vezes maior que a atual, que inclusive é destinado exclusivamente ao tráfego de voz.
A rede foi projetada para atender às crescentes necessidades do mercado latino-americano, fornecendo conectividade contínua de alta velocidade, o que resulta em melhorias em todas as plataformas de telecomunicações. Espera-se que o serviço traga benefícios para os negócios digitais, além de atrair investimentos, uma vez com a infraestrutura pronta e em funcionamento.
"Na próxima semana, começa a instalação de fibra ótica submarina que conectará Brasil e Europa, em um extraordinário projeto de transmissão de dados, com capacidade 7 mil vezes maior que o atual. A iniciativa vai nos preparar para receber o 5G", destacou Faria.
Graças ao investimento na construção e operação do cabo na Europa e América Latina, comunidades de pesquisa e educação se beneficiarão dessa ligação direta entre os dois continentes.
Texto: Fernando Caixeta, do Ministério das Comunicações
Foto: Cléverson Oliveira, do Ministério das Comunicações