Notícias
Inclusão digital
“Antes não tinha como me comunicar com meus familiares, hoje falo com eles todos os dias”, diz ribeirinha
Fotos: Peter Neylon
A vida de dois idosos ribeirinhos, moradores da comunidade Pupunha, em um distrito de Porto Velho (RO), se transformou com a chegada do programa Wi-Fi Brasil do Ministério das Comunicações. O projeto leva internet para equipamentos públicos - como escolas e bibliotecas - e associações em áreas remotas do país, por meio de conexão por satélite.
“Antes eu não tinha como me comunicar com os meu familiares, hoje me falo todos os dias com eles. Meus parentes moram em Porto Velho (RO), Manaus (AM) e Belém (PA), muito longe. A internet foi uma melhoria muito grande. Hoje fazemos videochamada. Eu não sei, vou aprender, mas minhas irmãs ligam e fazem comigo“, celebrou Maria Ermosina França da Costa.
Os dois idosos são dotados de múltiplos talentos artesanais. O senhor Francisco Luís de Souza é extrativista da castanha, açaí, cupuaçu e bacaba. Além da produção para consumo próprio, ele vende para toda a região ribeirinha. A senhora Maria Ermosima faz desses alimentos também enfeites para comercializar.
“Através da internet, a gente vende nossa castanha, nosso açaí, nossa bacaba, peixe. Hoje conseguimos vender nossos produtos. Colocamos o que produzimos nos grupos de WhatsApp. Foi uma ajuda para nós, para nosso ganho e sustento. Melhorou muito nossa parte financeira”, contou Ermosina.
O Wi-Fi Brasil disponibiliza, via satélite e via terrestre, internet com velocidade de conexão de até 20 megabits por segundo (Mbps), instalando antenas e roteadores em locais como praças públicas, escolas, assentamentos rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais e telecentros comunitários.
“Nossa missão é não deixar um brasileiro excluído do mundo digital. Casos como o do senhor Francisco e da dona Ermosina, que hoje se comunicam com a família por meio da internet do programa Wi-Fi Brasil nos mostra que estamos no caminho certo da inclusão digital”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O senhor Francisco conta que não tem muitas habilidades com o mundo digital, porque a vida dele é plantar e pescar, mas fez questão de dizer o quanto a internet ajudou na vida do casal.
“Para nós foi bom demais. Não tenho muita afinidade, mas conseguimos vender o que a gente produz. Minha esposa anuncia, se comunica e eu entrego”, diz.
Wi-Fi Brasil
O programa oferece conexão à internet em banda larga satelital de forma gratuita ao cidadão, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro. O programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, em locais não atendidos por prestadoras de serviço de internet.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628