Estudo da espécie e tipologia documental de arquivos de ciência e tecnologia
Resumo
O projeto objetiva estudar a tipologia da produção documental arquivística oriunda das atividades de pesquisa de instituições científicas, visando à elaboração de procedimentos, recomendações e políticas de preservação. O foco do projeto é o estudo da produção documental arquivística dos laboratórios científicos e tecnológicos no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, na fase atual, tem como objeto de estudo os arquivos pessoais de cientistas sob a guarda do MAST.
Os arquivos produzidos pelas atividades de ciência e tecnologia constituem fontes inesgotáveis para a história da ciência e da tecnologia, representando uma fonte de pesquisa valiosa por testemunhar as atividades realizadas em diversas áreas do conhecimento científico e tecnológico. O Brasil possui um acervo arquivístico relevante para a história da ciência, mas não há uma política ou um programa abrangente sobre a preservação desses documentos. Não existe um mapeamento dos acervos produzidos nas instituições de pesquisa e informações sobre sua preservação de forma a permitir o conhecimento de seu estado de conservação, de sua organização e de seu conteúdo.
O projeto tem como referências básicas o guia¹ publicado pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT sobre avaliação de documentos de ciência e tecnologia, em que as atividades estão discriminadas, bem como seus consequentes tipos documentais, e o quadro de funções apresentado por Paulo Roberto Elian dos Santos² para arquivos pessoais de cientistas. Como produtos, o projeto pretende elaborar guias, políticas de identificação e descrição de documentos de arquivo, bem como glossários específicos para arquivos de C&T, além de outros.
Equipe
Maria Celina Soares de Mello e Silva (coordenadora); Luiz Fernando Andrade Lima Júnior (bolsista PCI - MCTI/MAST)