A expansão para dentro: A Companhia Estrada de Ferro Dom Pedro II e as Associações técnico-científicas no Brasil Oitocentista
Resumo
Este projeto tem como objetivo analisar como se constituíram historicamente os engenheiros civis, relacionando-os a um processo de complexificação da formação social brasileira. Para tanto, partimos da análise do processo de implantação, expansão e funcionamento da Companhia Estrada de Ferro Dom Pedro II e a sua relação com associações técnico-científicas contemporâneas. A principal perspectiva é compreender o papel das grandes obras de infraestrutura, consolidadas ao longo da segunda metade do século XIX, do ponto de vista econômico, político e cultural. O objetivo mais geral é estudar as condições sociais em que ocorreram a introdução, a adaptação e a produção da tecnologia das vias de comunicação na Bacia do Paraíba.
Equipe
Pedro Eduardo Mesquita de Monteiro Marinho (coordenador); Magno Fonseca Borges (PCI); Leandro Lima dos Santos (PIBIC) e Nícollas Coêlho Brandão (PIBIC)