Acervo arquivístico
Em constante crescimento, o acervo sob a guarda do MAST é composto atualmente por mais de cinquenta arquivos pessoais, de instituições científicas brasileiras e coleções de documentos avulsos. Em metros lineares isso representa em torno de 1.500 metros de documentos textuais, iconográficos, cartográficos, tridimensionais e audiovisuais.
O acervo reúne um conjunto de arquivos de extrema importância para o estudo da história da ciência e da tecnologia no Brasil, dentre os quais se destacam o Arquivo do Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas, integrante do Programa Memória do Mundo da UNESCO; o arquivo CNPq/Acervo MAST, referencial sobre a política científica brasileira, entre 1951 e 1973; e os arquivos do Observatório Nacional (1860-1980) e de seus ex-diretores Luiz Cruls, Henrique Morize, Lélio Gama e Jacques Danon, fundamentais para o estudo da Astronomia no Brasil.
Fazem parte do acervo os arquivos pessoais de astrônomos, químicos, matemáticos, engenheiros, educadores em ciências e físicos, como Alexandre Girotto, Joaquim da Costa Ribeiro, Fernando de Sousa Barros, Mario Giambiasi, Jayme Tionmo e Elisa Frota-Pessoa, e de gestores da área de C&T. .
A equipe do Arquivo de História da Ciência assessora e orienta diversas instituições científicas brasileiras na organização e preservação de seus acervos arquivísticos.