"Meninas no MAST" vence Olimpíada do Oceano
Tem mais um prêmio para a conta do projeto Meninas no MAST! Essa semana, ele conquistou o primeiro lugar na Olimpíada do Oceano (O2), modalidade projeto socioambiental. A pesquisa vencedora alia a temática dos oceanos à astronomia, usando diversas metodologias como experimentação, busca na internet, bases de dados, livros e catálogos de exposição do MAST. No total, a O2 teve 47 mil participantes.
A coordenadora do projeto e pesquisadora do MAST, Patrícia Spinelli, lembra que é o segundo ano consecutivo que esses clubes de ciências acumulam prêmios, o que demonstra a importância do “Meninas no MAST” e o envolvimento da equipe que participa.
“Isso mostra a força da cooperação entre o museu e as escolas que estão no mesmo território”, comemora.
O grupo é formado por cerca de 40 meninas entre 11 e 15 anos e também conta com cerca de 10 professores das duas escolas municipais parceiras - Uruguai e Canadá -, além de 15 colaboradoras do MAST e o do Observatório Nacional (ON). O projeto também é financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Sobre a Olimpíada do Oceano
A O2 é um projeto educacional para a compreensão do papel do oceano na nossa vida e da influência de nossas ações no oceano, contribuindo assim para atingir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Realizada pelo Programa Maré de Ciência, da Unifesp, o MCTI e a UNESCO, com o apoio do CNPq e a colaboração do projeto EUceano, entre outros.