Fim de Semana com observações do Sol e do Céu
Quem é fascinado pelo Cosmos e quer conhecer algumas curiosidades sobre o Universo e ver de perto instrumentos e peças que fazem parte de estudos e trabalhos realizados por astrônomos, não pode deixar de curtir a programação que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou para este sábado (06) e domingo (07). São atividades gratuitas para o público tentar entender o que se passa na vastidão de beleza e mistério do céu.
A dica é chegar às 14h e apreciar as imagens projetadas no ambiente virtual do novo Centro de Visitantes. No espaço imersivo, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo. E para entender a história do eclipse que confirmou a Teoria da Relatividade Geral, a exposição O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS utiliza a interatividade e recursos multimídia para abordar os 100 anos dessa efeméride que aconteceu na cidade cearense de Sobral.
Às 15h, tem a atividade de Observação do Sol, uma ótima oportunidade de visualizar estruturas do nosso astro-rei impossíveis de ser ver a olho nu. A observação é feita com auxílio de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem ao visitante visualizar, de forma segura, estruturas como machas solares, protuberâncias e filamentos.
Já as 15h30 é hora de participar da Visita Orientada, que traz para esta edição o tema Será que vai chover? A previsão do tempo e o Observatório Nacional. Os participantes vão percorrer o Campus do MAST e entender como o Observatório Nacional implantou estudos sistemáticos de meteorologia no Brasil. Será possível conhecer a história do astrônomo Henrique Morize e seus estudos sobre o tempo e o clima brasileiro, como a rede de estações meteorológicas foi estabelecida e o método da meteorologia telegráfica. É uma oportunidade divertida para ver de perto os instrumentos científicos históricos responsáveis pela previsão do tempo e entender como era realizada a medição dos climas brasileiros e as estações do ano.
Já no fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada Céu do Mêspara apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.
No domingo (07), por conta da final da Copa América, o MAST excepcionalmente vai abrir às 11h e fechar às 15h. O pontapé inicial será dado pelo grupo Urban Sketchers Brasil, que estará presente no MAST realizando seu 103º encontro. A iniciativa é um movimento internacional que possui adesão de arquitetos, desenhistas, ilustradores e demais interessados que se reúnem para a desenhar paisagens urbanas. E a partir das 13h tem sessão do Planetário Inflável Digital! Dentro da cúpula, nossos mediadores vão contar detalhes sobre as imagens projetadas que simulam o céu noturno e falar sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. Venha aprender mais sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo!
SERVIÇO
FIM DE SEMANA NO MAST
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229
SÁBADO 06/07 - Funcionamento do Museu: das 14h às 19h
Programa de Observação do Sol - Lateral do Prédio Sede - 15h
Visita Orientada: Será que vai chover? A previsão do tempo e o Observatório Nacional - 15h30
Programa de Observação do Céu - Luneta Equatorial 21 - das 17h30 às 20h
DOMINGO 07/07 - Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
Visita às exposições do Museu de Astronomia
Planetário Inflável - 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)
GRÁTIS
Mais informações em www.mast.br/museu