Férias no MAST: Partiu Apollo 11 - 50 anos do Homem na Lua
No dia 16 de julho de 1969, a Nave Apollo 11 decolou em direção do satélite natural da Terra para a missão mais espetacular e audaciosa da corrida espacial, feita até então. Quatro dias depois da partida, o foguete tripulado pelos astronautas Buzz Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong chegou ao seu destino. E foi Armstrong o primeiro humano a pisar na superfície lunar e deixar para a posteridade a célebre imagem da pegada com sua bota. Para comemorar os 50 anos do primeiro pouso do homem na Lua, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e Observatório Nacional (ON) realizam o evento Partiu Apollo 11!, com uma programação especial para receber o público nos dias 16 e 17 de julho, com diversas atividades gratuitas.
A programação especial de férias foi elaborada para que crianças, jovens e adultos descubram curiosidades sobre essa fantástica missão espacial. As iniciativas serão realizadas no Campus ON/MAST e englobam oficinas científicas, palestras com especialistas, atividades educativas, dinâmicas divertidas e, claro, lançamento de foguetes. Tudo pensado, detalhadamente, para contar um pouco da aventura protagonizada pelos astronautas a bordo da Apollo 11.
Que tal então ver de perto maquetes de naves sobrevoando o céu do Campus? Dentre as atrações oferecidas pelo MAST, o destaque vai para o Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ) que estará presente com a Oficina de Foguetes, abordando conceitos como inércia, pressão, força, ação e resistência do ar. Haverá o lançamento de foguetes feitos de garrafa PET, usando os módulos espaciais da missão à lua para "refazer" esse vôo. Também serão oferecidas oficinas de aparatos sobre energia renovável, mostrando sobre o tipo de energia usado em missões espaciais e em possíveis bases na Lua, sessões de Contação de História, abordando o Sistema Solar, Observação do Sol, além de atividades educativas e dinâmicas divertidas sobre a missão espacial. E no dia 16, excepcionalmente, o visitante vai poder participar do Programa de Observação do Céu e conhecer planetas, estrelas, além de outros objetos e fenômenos do Universo.Todos poderão contemplar o céu por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm. Além disso, será possível visualizar um eclipse lunar! A lua vai nascer na sombra da Terra, e o máximo de ocultação será por volta das 18h30, quando será possível ver o satélite natural da Terra parcialmente avermelhado. Após este horário a ocultação da Lua pela Terra vai diminuindo até que, por volta das 20h, será o fim da fase umbral do eclipse.
A equipe do ON também selecionou uma série de iniciativas para o evento, dentre elas a atividade Realidade Virtual: viagem à Lua, que utiliza um aplicativo para simular esta jornada lunar, uma série de bate-papo com cientistas apresentando palestras interativas, ao ar livre próximo às cúpulas, atividades educativas no Espaço Antares e também a possibilidade de observar o céu na fantástica Luneta Equatorial 46 cm, o maior telescópio refrator do Brasil. Astrônomos vão promover rodas de conversa próximo às cúpulas: Meteoritos lunares; A viagem à Lua e os avanços tecnológicos decorrentes dessa conquista; Missões espaciais; e Lua como nosso escudo natural. Convidado especial, o curador dos acervos do Museu de Ciências da Terra, Diógenes de Almeida Campos, fará palestra sobre a formação da Lua e levará amostras de rocha basáltica, semelhantes às rochas encontradas na Lua.
Clique na imagem para ver a programação completa do evento:
Além disso, o público também vai ter a oportunidade de ver a réplica, em tamanho real, do Sputnik, primeiro satélite artificial feito pelo homem e que deu início à Era Espacial. O aparato, que completou 60 anos de seu lançamento em 2017, faz parte do acervo do MAST e está exposto para a apreciação.
Quem vier participar do evento pode contribuir com o Inverno Solidário, uma campanha do MAST e ON para arrecadar cobertores, agasalhos, itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis, que serão doados à Associação de Comunidades de Vida Mariana (ACVM). A iniciativa visa amenizar a situação de vulnerabilidade social de quem sofre com as temperaturas mais baixas nesta época do ano. Para ajudar nesta ação, basta colocar a sua contribuição nas caixas localizadas no Biblioteca e Prédio Anexo do MAST, e também no Divisão do Serviço da Hora, Hall do Prédio da Pesquisa e na Casa Rosa, localizados no ON.
Venha participar do "Partiu Apollo 11!"! As atividades começam a partir das 10h e a entrada é gratuita