Exposição Um Mapa para a República no Museu Casa de Benjamin Constant
Falar da proclamação da República - nosso famoso feriado de 15 de novembro - é muito mais do que narrar os fatos que aconteceram nesse dia no ano de 1889. Como qualquer processo histórico, ela é resultado de um contexto social, político e econômico propício para mudanças.
A ciência também faz parte desse processo histórico. Afinal, o desenvolvimento tecnológico de uma nação está intimamente relacionado com as questões da sociedade. Nesse sentido, podemos destacar as disputas que resultaram na elaboração do primeiro mapa da República e que estão em cartaz na exposição “Um Mapa para a República”. A escolha de qual a melhor estratégia para mapear o território também simboliza um ideal de modernidade que o país queria transmitir, sem deixar de lado questões políticas e culturais da época.
Neste 15 de novembro queremos aproveitar e convidar a todos para conferir nossa exposição “Um Mapa para a República”, que inaugura ao público no próximo sábado, dia 18, no Museu Casa de Benjamin Constant. A mostra faz parte da programação da Semana da República, que tem como objetivo refletir sobre esse momento histórico.