Notícias
21ª SNCT no MAST recebeu estudantes de Mangaratiba
Alunos da Escola Caetano de Oliveira, em Mangaratiba, observam os experimentos utilizando energia solar e eólica
Foi um show de lançamento de foguetes, observação do sol e até o aprendizado sobre a importância da energia solar no funcionamento da secagem de roupas e acionamento de ventiladores. A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no MAST, atraiu muita gente do Rio, mas também de fora da cidade. Foi o caso do grupo de Mangaratiba, da Escola Caetano de Oliveira, que no último ano do Ensino Fundamental se fez representar por 25 estudantes e duas professoras.
Keylla Braga, professora de Ciências, revelou que os estudantes ficaram muito empolgados com a visita e principalmente com a possibilidade de interagir com equipamentos científicos:- Nós estudamos Astronomia na escola. Estimulei inclusive para que baixassem o aplicativo Stellarium. A Astronomia é um tema muito palpitante, especialmente porque os estudantes ganham a dimensão infinitiva do universo: algo inesgotável com seus astros e fenômenos naturais - disse.
Keyla antecipou também que a visita ganhou mais relevância porque em duas semanas os estudantes vão participar e promover a Semana de Ciências da escola:
- Eles gostam de desenvolver idéias e vê-las se tornarem práticas. Esta visita serve de estímulo criativo para desenvolverem os próprios projetos - disse.
Andréia Ferreira, professora de Matemática, acrescentou que as visitas tendem a se tornar constantes na medida em que o grupo visitante espalha a notícia entre os estudantes:- A partir de agora receberemos mais e mais pedidos para trazermos novas turmas - disse.
Morador de Itacuruçá, bairro de Mangaratiba, o jovem Guilherme, de 16 anos, disse ter ficado muito empolgado com o lançamento de foguete feito através da técnica do ar comprimido:
- É muito emocionante a gente provocar, com as mãos, o acúmulo de energia e em seguida ver o foguete disparar!
Mas Guilherme diz que ainda não sabe o que vai ser quando crescer:
- Por enquanto quero mesmo é me divertir!, disse.