Notícias
Um Mapa para a República
Um Mapa para a República: E-book revela o mapeamento do Brasil, suas controvérsias e personagens
Uma pesquisa sobre o mapeamento do Brasil o qual resultou na inserção do país na cartografia mundial. A obra, indispensável para estudantes, pesquisadores e público em geral, foi lançada na data histórica de 15 de novembro, no formato e-book, sob o título "Um Mapa para a República".
Organizado pela pesquisadora Moema Vergara e pela bolsista PCI Maria Gabriela Bernardino, do Grupo de Pesquisa Território, Ciência e Nação, do MAST, o livro foi feito em parceria com a editora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), da UFRJ.
A publicação aborda o processo de confecção da Carta Geral do Brasil, de 1922, desde a sua concepção, disputas no processo científico e revela personagens e instituições que tiveram protagonismo durante sua execução.
As organizadoras salientam que ele nasceu a partir de uma exposição homônima. Por isso há um capítulo dedicado à expografia, de Antonio Carlos Martins e Ivo Almico, ambos envolvidos com esse trabalho no MAST.
As responsáveis pela obra salientam o compromisso com a divulgação científica e o conteúdo responsável:
"Temos o compromisso de partilhar o nosso conhecimento com o restante da sociedade, buscando a democratização da ciência e o despertar de novas vocações na área da história da ciência. O presente livro representa este esforço".
A Comunicação do MAST conversou com as organizadoras:
Os autores são diversos? Como foi essa escolha editorial?
A escolha de diferentes autores para o livro tem ligação direta com as pesquisas realizadas por eles, que são colaboradores do Grupo de Pesquisa Território, Ciência e Nação do MAST, com pesquisadores convidados de várias instituições como o Arquivo Nacional, UFRJ e bolsistas PCI e de iniciação científica do MAST.
Qual a relevância desta publicação e o que ela pode nos instigar a refletir no dia que marca a Proclamação da República?
No contexto do século XXI, a ideia de república e democracia precisam ser reforçadas, bem como o papel da ciência. O livro tem o mérito de falar da ciência na Primeira República, sendo a Carta Geral do Brasil de 1922, realizado pelo Clube de Engenharia, o último trabalho cartográfico de ciência e tecnologia 100% nacionais.
O diretor do MAST, Marcio Rangel, reforçou o quanto "Um Mapa para a República" é importante para o legado científico:
"(...) Um Mapa para a República" é o resultado do esforço conjunto entre historiadores, museólogos, engenheiro, designers e pesquisadores dedicados a trazer à tona a essência da ciência brasileira. Com ele, pretendemos preservar nossa memória científica e inspirar as gerações futuras a se conectarem com suas raízes e a trilharem caminhos de crescimento e progresso".
*Além de Moema Vergara e Maria Gabriela Bernardino, participaram da pesquisa para a elaboração do livro os pesquisadores: Sabina Luz, Suelem Demuner Teixeira, Dirlene Silva Diorio, Heloi José Fernandes, Andressa Braz, Antonio Carlos Martins, Beatriz Rodriguez, Ivo Almico e Rafael Sudano.