Notícias
Sobre o samba e Getúlio Vargas
Muito discriminado entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, o samba foi usado pela Ditadura Vargas (1930/1945) para dar um caráter popular ao governo, que era alvo de uma ferrenha oposição na transição de um país ainda rural em passos lentos rumo à industrialização. Envoltos pela ditadura, artistas, cantores e compositores amenizaram críticas. O Brasil de Getúlio estava às vésperas de entrar na Segunda Guerra Mundial e ficou dividido entre o apoio estratégico às ditaduras de Hitler e Mussolini ou o enfrentamento ao Nazifascismo representado pelos Aliados - que findariam vitoriosos em 1945.
Neste vídeo, você vai ouvir "Acertei no Milhar", música que fez estrondoso sucesso em 1940, de autoria de Geraldo Pereira e Wilson Batista, consagrada na voz do irreverente Moreira da Silva, o Kid Morengueira. Uma análise deste período sombrio para a cultura e a política nacionais você pode ler na pesquisa de Leandro Silva Machado dos Santos, formado pela UFF, publicada pelo Portal Território, Ciência e Nação (TCN).
O portal é detentor do selo Saberes Históricos, que credencia iniciativas de divulgação científica em função da credibilidade de suas informações.