Notícias
Cesar Lattes é herói nacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, a lei 14.839/24, aprovada pela Câmara Federal, que inclui o nome do físico paranaense, César Lattes, no livro Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão Tancredo Neves, em Brasília. O projeto sancionado foi uma iniciativa dos deputados Milton Coelho (PSB/PE) e Gustavo Fruet (PDT/PR) e publicado no Diário Oficial, nesta quinta-feira, dia 11 de abril.
Cesare Mansueto Giulio Lattes nasceu em 11 de julho de 1924 e aos 19 anos, graduou-se em Física pela Universidade de São Paulo. Um dos seus grandes feitos na carreira, ocorreria durante seu trabalho em Londres, ao lado de dois pesquisadores, Giuseppe Occfialini e Cecil Frank Powell, comprovou a existência da partícula subatômica méson pi (píon).
César Lattes trabalhou na Universidade da Califórnia e foi bolsista da Fundação Rockfeller, onde aperfeiçoou seus conhecimentos e foi considerado o maior cientista brasileiro de sua época. Em 1949 voltou ao Brasil assumindo o cargo de professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O cientista figura como um dos poucos brasileiros na Biographical Encyclopedia of Science and Technology, como também na Encyclopedia Britannica. Em 1965 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de São Paulo.
Lattes, cujo parte de seu acervo com sua história profissional, encontra-se cedido e preservado pelo MAST, foi um dos fundadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em retribuição e reconhecimento da sua importância para a Ciência, a instituição homenageia com o nome do físico o portal utilizado para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes: a Plataforma Lattes.