Notícias
Assinatura do termo de doação do arquivo de Luiz Pinguelli Rosa
Ao longo dos anos, o MAST se especializou na guarda de arquivos de cientistas relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Em breve, o acervo de Luiz Pinguelli Rosa será o mais novo integrante dessa coleção. No próximo dia 22 de abril, às 10h00, haverá uma mesa redonda para a assinatura do termo de doação do arquivo desse que é um dos principais nomes da física no Brasil. Participam da mesa a Ministra de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos, o Diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST, Marcio Rangel, o Sr. Luiz Eduardo Lomba Rosa, Prof. André Spitz, a Sra. Dominique Ribeiro, Prof. Fernando Peregrino, Prof. Ildeu de Castro Moreira e o Prof. Nelson Maculan.
Pinguelli Rosa carregou até o último momento de vida a defesa de princípios que nortearam sua trajetória como físico: a crença de que as ciências deveriam estar comprometidas com causas sociais e a necessidade do Brasil desenvolver seu campo energético de forma sustentável e sem agressão ao meio ambiente.
Após sua morte, em 03 de março de 2022, a família doou parte do seu acervo ao MAST. São documentos de pesquisa, relatórios técnicos, fotografias, placas e homenagens. Dentre os documentos do acervo, destaca-se o diploma concedido aos participantes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, pelo Instituto Nobel, em virtude do prêmio Nobel da Paz do ano de 2007 concedido ao Painel.
O coordenador de Documentação e Arquivo do MAST, José Benito Yarritu Abellas, revela que desde o primeiro momento o contato com a família foi extremamente produtivo, o que possibilitou a transferência física de boa parte do acervo em novembro do ano passado.
O evento acontece no auditório do prédio Ronaldo Mourão e será transmitido pelo canal MAST no Youtube.