Notícias
Biblioteca apresenta mostra "Marcas de Proveniência"
A Biblioteca Henrique Morize apresenta a mostra ‘Marcas de proveniência’, que reúne exemplos de itens da coleção especial Academia Brasileira de Ciências (ABC) identificados a partir de marcas de uso de seu antigo proprietário Joaquim de Sampaio Ferraz, importante cientista e um dos pioneiros na pesquisa em Meteorologia no Brasil.
Os exemplares expostos na vitrine no saguão da Biblioteca integram uma lista digital de 150 obras com a mesma origem, que se encontram dispersas na ordenação física da ABC. Também é possível acessar a íntegra da lista por meio da leitura de um código QR.
Marcas bibliográficas de proveniência são elementos e inscrições aplicados artificialmente a um item, que indicam aspectos inerentes à trajetória deste exemplar.
A documentação de marcas de proveniência encontradas em exemplares da ABC permite inúmeras abordagens e produção de conhecimentos, sobretudo a respeito de antigos proprietários dos livros e suas áreas de estudo.
São exemplos de marcas bibliográficas de proveniência: ex-libris manuscritos, dedicatórias, marca institucional, além de objetos encontrados entre as páginas.
A criação de uma coleção digital com acesso por código QR foi baseada em um levantamento bibliográfico no catálogo online da Biblioteca Henrique Morize, cujo resultado tornou-se possível a partir da definição de metadados estabelecidos especificamente para descrever as marcas de proveniência encontradas nos exemplares.
A lista é uma forma de dinamizar o acervo bibliográfico do MAST e estabelecer novos recursos informativos para pesquisa em História da Ciência e Tecnologia no Brasil.