Notícias
No Dia Internacional da Educação, conheça Maria Laura Leite Lopes e Estella Kaufman
Entre os acervos dos cientistas sob guarda do MAST, muitos são de professores que influenciaram as gerações seguintes no caminho da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico. Mas, no Dia Internacional da Educação, vale mencionar dois nomes cuja contribuição para a educação, principalmente na área da matemática, foi notória: Maria Laura Leite Lopes e Estella Kaufman.
Primeira mulher a obter o doutorado de matemática no Brasil, Maria Laura Leite Lopes deu aula no Instituto de Matemática da UFRJ e também trabalhou no Institut de Recherches sur l'Enseignement des Mathématiques, na França, desenvolvendo pesquisas sobre os problemas da educação matemática. Participou ainda da criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do qual foi membro do Conselho Deliberativo e professora. A documentação do acervo, que está em organização no MAST, destaca sua trajetória profissional e acadêmica.
Já Estella Kaufman foi aluna de Maria Laura e docente em diversas escolas públicas e privadas, sempre conciliando a sala de aula com cursos de aperfeiçoamento em formação matemática. Participou de diversos grupos de trabalhos e apresentações em Encontros e Congressos no exterior. Dentre eles, o International Congress Mathematic Education (ICME), Psychology of Mathematics Education (PME). Através de suas apresentações e seus trabalhos, ficou reconhecida nacional e internacionalmente.
Quer saber mais? Ambos os acervos estão sob guarda do MAST e podem ser consultados mediante agendamento prévio.