Notícias
Dia do Historiador
Em 19 de agosto é comemorado o Dia do Historiador. O MAST presta a sua homenagem ao grande historiador e cientista político José Murilo de Carvalho, que faleceu no último dia 13 de agosto.
Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e formado como cientista político em 1965, Carvalho era professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor pela Universidade de Stanford, onde defendeu tese sobre o Império Brasileiro, com textos que tratam da formação do Brasil como nação, a partir das decisões tomadas pelas elites do país. Ambos são considerados marcos da historiografia do Império por serem os primeiros a usar dados e documentos para mostrar como se constituiu o Estado brasileiro e como se consolidaram as elites imperiais.
Publicou e organizou 19 livros e mais de cem artigos em revistas. É autor de livros considerados marcos da historiografia brasileira, como ‘A formação das almas: O imaginário da República no Brasil”, “A construção da ordem e Teatro das sombras” e “Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi”.
Em 2004 tornou-se membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Em 2015 recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra.
A área da História da Ciência é uma das principais linhas de pesquisa do MAST, e José Murilo é referência de muitos trabalhos da casa.