Notícias
MAST realiza XXVII Jornada de Iniciação Científica/PIBIC
Foram 21 bolsistas que apresentaram o desenvolvimento de suas pesquisas durante a XXVII Jornada de Iniciação Científica / PIBIC. O evento aconteceu entre os dias 15 e 16, no auditório do prédio Ronaldo Mourão.
Entre os trabalhos premiados, Nícollas Coêlho Brandão, recebeu o primeiro lugar com “ O Vale do Paraíba Fluminense e a Estrada de Ferro D. Pedro II: estratégias de popularização da história de ciência e da tecnologia”, seguida por Taylan Sales Silva, com “Estudo dos elementos formativos – Temática Astronomia” e por Thamires Brito dos Santos, com “Estudos de conservação preventiva de documentos científicos e históricos: acondicionamento de negativos em vidro quebrados do acervo observatório nacional do fundo iconográfico do MAST”. Já os trabalhos “Uso de descritores como um método padrão de classificar as atividades, aplicativos ou jogos”, de Jackson Almeida de Farias e “Expedições científicas e prioridades do CNPq na exploração da terra e do ar (1951-1973)”, de Maria Eduarda Rodrigues Confort receberam menção honrosa.
A mesa de abertura teve a presença do diretor Marcio Rangel, da coordenadora do programa, Marta de Almeida, e dos membros do comitê interno Heloísa Gesteira e Pedro Marinho. Na ocasião, Rangel lembrou da época em que ele também foi bolsista de iniciação científica na instituição e da importância desse tipo de iniciativa para a trajetória profissional. “Todos sabemos da relevância de um programa de iniciação científica. Ele desperta nosso interesse pela pesquisa, pela carreira acadêmica e temos a oportunidade de trocar experiências com orientadores”, ressaltou.
Já a coordenadora Marta de Almeida falou da alegria que é voltar a realizar o evento presencial, após duas edições on-line em virtude da pandemia, além de enfatizar o papel fundamental para os alunos de discutir os trabalhos com outros pesquisadores.
Para conferir o caderno de resumos dos trabalhos apresentados, acesse aqui .