Notícias
Projeto Meninas no MAST é premiado na FECTI
Com oportunidade para se dedicarem às áreas científicas e tecnológicas, as alunas do projeto Meninas no MAST estão indo longe. Dessa vez o clube de ciências “Suave na Nave - Escola Municipal Uruguai” , que integra a iniciativa, ganhou o terceiro lugar na Feira de Ciências e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), na categoria “Ciências no Ensino Fundamental II - 6º Ano e 7º Ano”.
O trabalho premiado “ Suave na Nave em alerta: estamos perdendo direito às estrelas? ”, foi uma das quatro pesquisas enviadas, que discutiam poluição luminosa e suas relações com o patrimônio natural, iluminação pública, impactos para as tartarugas marinhas e criação de mapas.
Resumo da pesquisa explica que o objetivo é compreender, por meio de observações noturnas registradas em astrofotografias e imagens astronômicas, como o excesso de luz artificial fere o direito à paisagem noturna e como a violação deste direito nos priva de memórias afetivas.
A coordenadora do projeto, Patrícia Spinelli, ressalta o trabalho duro que elas tiveram ao longo de todo ano e o quanto elas avançaram mesmo com toda a dificuldade que enfrentam.
“São alunas de escolas públicas municipais localizadas em territórios que estão em situação de extrema vulnerabilidade. Vê-las apresentando seus achados junto com estudantes de escolas de elite e sendo premiadas é sem dúvida muito recompensador e sinaliza a potência que os museus podem ter em parcerias com escolas”, ressalta.
Essa é a segunda conquista do grupo, que também recebeu o título de honra ao mérito, categoria de Ensino Fundamental, no âmbito do prêmio "Meninas hoje, cientista amanhã", da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), realizada pela Fiocruz. A premiação será na próxima semana, dia 8 de dezembro.