Notícias
MAST sedia evento sobre equidade de gênero na ciência
O MAST recebeu na última quinta-feira, dia 10, o I Encontro de Formação para Práticas de Equidade de Gênero em Educação e Divulgação Científica organizado pela Rede Mulheres em STEM Rio de Janeiro. O auditório Ronaldo Mourão ficou lotado para ouvir as experiências dos diversos grupos que trabalham para que haja maior participação feminina na ciência.
Para a coordenadora do projeto Meninas no MAST, Patrícia Spinelli, esse encontro tem a grande vantagem de compartilhar trocas de estratégias e metodologias de como atuar em chamadas de editais tanto públicos quanto de instituições privadas. E lembra que as dificuldades de muitas ingressarem nas carreiras vão além da questão de gênero. “Existe toda uma questão interseccional, são vários marcadores sociais, econômicos, de raça e de classe que fazem com que essas meninas tenham muitos desafios de permanecer e de se sentirem parte da ciência e do processo científico. Termos também a experiência de pesquisadoras internacionais que fazem projetos como os nossos e também conduzem pesquisas fortemente baseadas no referencial de justiça social é muito enriquecedor.”, ressalta.
Além da apresentação dos projetos envolvidos no Brasil, Angela Calabrese (Michigan University) e Day Greenberg Indiana University), ambas coordenadoras do projeto Youth Equity + STEM, abordaram a experiência do projeto nos EUA e debateram desafios e expectativas.
Participaram do evento os seguintes grupos: Meninas na Baixada Fluminense, Tem Menina no Circuito, Meninas e Mulheres na RRD e Por uma ciência inclusiva e diversa: engajamento de meninas em espaços científicos.