Notícias
O Vale do Javari e a expedição Luiz Cruls e Adolfo Ballivian
Infelizmente, o vale do rio Javari voltou às manchetes dos jornais. Em 1901, o então diretor do Observatório Nacional, Luíz Cruls, foi designado para chefiar a Comissão Mista Brasil-Bolívia para determinar as nascentes do rio Javari que desde os tempos coloniais constavam dos tratados diplomáticos como fronteira entre Portugal e Espanha. No período das independências, países como Brasil, Bolívia e Peru herdaram este marco.
No começo do século XX, aquela região era desconhecida pelo Estado Brasileiro e não estava mapeada. Era um local muito acidentado, com cachoeiras e de difícil navegação, além do medo constante dos cientistas de ataque indigena que estavam lutando por sua terra. Cruls perdeu muitos expedicionários em naufrágio das embarcações e pelas febres . O próprio Cruls perdeu a sua saúde nesta viagem, contraindo beribéri, nunca mais se restabeleceu plenamente, falecendo em Paris, buscando tratamento, em 1908.
Na imagem, o mapa feito pela Comissão Mista também de autoria de Luiz Cruls, que pode ser visto na exposição virtual Olhar o céu e medir a terra, disponível no site do MAST.