Notícias
No Dia Nacional da Ciência, conheça a história da SBPC
A data de hoje homenageia a fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa da ciência no Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País. A SBPC representa hoje mais de 160 sociedades científicas afiliadas e mais de 5 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em ciência e tecnologia. É a maior associação científica da América Latina.
No seu aniversário, cabe lembrar de seu papel na redemocratização do país. Durante a ditadura (1964 – 1984), muitos cientistas de diversas áreas foram perseguidos, cassados e presos. E a SBPC continua a ser um fórum importante de luta pela democracia e liberdade.
Cabe a nós registrar a história da SBPC como defensora dos interesses da comunidade científica brasileira para que a produção científica e tecnológica do país tenha as mínimas condições de existência, buscando mais recursos para o desenvolvimento das pesquisas e trabalhos. Esta ação se dá em vários níveis, conversando com o governo e parlamentares, além de um canal aberto para o diálogo com a sociedade brasileira. Importante também afirmar que a SBPC se manteve apartidária nos mais diferentes contextos de disputas políticas no regime democrático. A luta da SBPC é contra o negacionismo científico, o obscurantismo e posturas anti científicas.
Assim, é com muita alegria que o MAST estará presente na 74ª Reunião da SBPC, na Universidade de Brasília (UnB), a primeira presencial depois da pandemia. O tema "Ciência, independência e soberania nacional" é uma celebração do Bicentenário da Independência. Na ocasião, o MAST apresentará a exposição "Um mapa para a República", além de palestras com pesquisadores, montagem de planetário e presença de um stand na Vila da Ciência do MCTI, com nossas últimas publicações. Convidamos todos a acompanharem este encontro pelo site https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/
Moema Vergara e Douglas Falcão, pesquisadores do MAST