Notícias
Conheça o acervo do astrônomo Luiz Cruls
Há 174 anos, nascia o astrônomo e geodesista Luiz Cruls. Vindo da Bélgica, ele cruzou o Atlântico e aqui no Brasil trabalhou a maior parte da vida. Em 1874 ingressou no Imperial Observatório do Rio de Janeiro como ajudante, depois se tornou astrônomo e foi nomeado diretor (1881-1908).
A partir de 1888, foi professor catedrático de astronomia e geodésia da Escola Militar da Praia Vermelha e presidiu a Comissão de Exploração do Planalto Central do Brasil, encarregada de levantamento geológico e mineral da região, bem como da demarcação de local para futura capital do país. Ele ainda chefiou a delegação brasileira incumbida de estabelecer os limites entre o Brasil e a Bolívia.
Também publicou diversos trabalhos em astronomia e ficou conhecido internacionalmente pelo pioneirismo na realização de observações astrofísicas e cometárias, e pela contribuição à climatologia.
Ao todo, 464 documentos, como textos, imagens e mapas, fazem parte do acervo do cientista que se encontra sob a guarda do MAST. Nessa coleção, destaque para cartas enviadas aos familiares. Segundo a apresentação do inventário: “O acervo de Luiz Cruls espelha sua trajetória profissional, especialmente no que se refere à sua participação em expedições científicas. Porém, uma das características mais marcantes desse acervo é a correspondência trocada entre os membros da família, retratando a forte relação familiar de Cruls, mesmo nos longos períodos de ausência decorrentes de viagens a trabalho. A vida pessoal está bem representada nos documentos, o que não é comum nos arquivos privados sob a guarda do MAST".
Quem quiser, também pode conferir no inventário os itens que estão disponíveis para consulta. O link é o:
http://www.mast.br/images/pdf/inventarios/inventarios_luiz_cruls.pdf