Notícias
Ruy Castro participa com Antonio Edmilson Martins de live promovida pelo MAST
Em fevereiro de 1922 aconteceu a Semana de Arte Moderna em São Paulo como uma das comemorações do centenário da Independência do Brasil. E o que ela representou para a cultura nacional? Revisitar esse tema é o foco da live “Bicentenário e modernismo: revisando a Semana de 22”. O evento promovido pelo MAST terá a presença do escritor Ruy Castro, do historiador Antonio Edmilson Martins Rodrigues e a mediação da historiadora Moema Vergara. O encontro será no dia 8 de fevereiro, às 15h, com transmissão pelo canal do MAST no Youtube.
“No ano em que é comemorado o bicentenário da Independência, o MAST está fazendo uma reflexão mensal sobre o significado desse evento. E a Semana de 22 é um tema fundamental para essa discussão, pois há cem anos atrás os modernistas desejavam recriar a cultura do Brasil, sem necessariamente levar em conta a ciência. O país de Macunaíma, não levava em consideração nossa tradição científica" explica a mediadora e pesquisadora da instituição, Moema Vergara.
Ruy Castro lançou, recentemente, o livro “Vozes da Metrópole: Uma antologia do Rio dos anos 20”, que joga luz sobre uma geração de escritores cariocas conhecidos, como Lima Barreto, João do Rio e Murilo Mendes, expoentes do nosso modernismo literário; mas também outros que pouco circularam e que possuíam valor literário como Adelino Magalhães, Mercedes Dantas e Romeu de Avellar, entre outros. Já Antonio Edmilson Martins Rodrigues é especialista em história do Rio de Janeiro e autor dos livros "A costura da cidade: A construção da mobilidade carioca" e "João do Rio: a cidade e o poeta". E a mediadora Moema Vergara é historiadora da ciência.
Serviço:
Bicentenário e modernismo: revisando a Semana de 22
Mesa: Antonio Edmilson Martins Rodrigues (Historiador - PUC-Rio)
Ruy Castro (escritor)
Mediação: Moema Vergara (pesquisadora do MAST)
Dia 08/02 - 15h
Transmissão pelo canal do MAST no Youtube