Notícias
MAST colabora com o Boletim da SIAC
A Sociedade Interamericana de Astronomia na Cultura (SIAC) lança, dia 11 de fevereiro, o boletim informativo Baweta (tartaruga em Tikuna). Juntamente com Natalia Sánchez (mestre em Astronomia Cultural), a pesquisadora Titular do MAST Priscila Faulhaber edita a publicação, produzida editorialmente por Julia Pereira, bolsista de Capacitação Institucional do MAST/CNPq. O veículo tem como objetivo a difusão para o público em geral de notícias relacionadas à instituição e à comunidade científica aglutinada nesta área de conhecimento, englobando disciplinas como arqueologia, etnologia, astronomia, história, antropologia, manifestações culturais, patrimônio e reconhecimento dos povos originários. O informativo também apresenta práticas administrativas da sociedade e conta com seções sobre patrimônio e astronomia cultural, bem como testemunhos, memórias e relatos de campo dos afiliados, além de obituários de pesquisadores. Este conjunto de abordagens vem ao somar ao conhecimento em história da ciência.
“Acreditamos ser importante deixar registrado em uma publicação digital as notícias e informes apenas para a gestão da Sociedade, mas também para socializar as atividades relacionadas com astronomia cultural na região e no mundo. Ao contrário das relações nas redes sociais digitais, esta iniciativa editorial tem a intenção de permanecer como uma documentação que pode ser referenciada e encontrada em nossos campos de atuação”, afirma no editorial o presidente da SIAC, Barthelemy d’Ans.
O público terá acesso a um vídeo que tem o mesmo nome do boletim e foi criado a partir do depoimento do ancião Tikuna Nuetchacü e traduzido por Me'tchiicü e Wegütchiicü. O filme mostra, com recurso ao software aberto de simulação do céu Stellarium, como a cultura deste povo vê o movimento da Constelação Baweta ao longo do ano. A realização é de Nuetchacü, Me'tchiicü, Wegütchiicü, Priscila Faulhaber, Otávio Maia e Júlia Pereira. Já Walmir T. Cardoso e Márcio D´Olne Campos colaboraram na revisão em astronomia cultural.
Para a antropóloga do MAST, a divulgação do vídeo nesse informativo é fundamental. “Ele permite ampliar o alcance público do conhecimento sobre as relações céu-terra para os índios Tikuna e divulgar a astronomia nas culturas”, explica a pesquisadora.
Para acessar o boletim clique aqui