Notícias
MAST recebe acervo de Tadao Takahashi
Na última segunda-feira, dia 12, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) assinou o termo de doação do arquivo pessoal do professor Eduardo Tadao Takahashi. A partir de agora, a instituição vai organizar e catalogar as 240 caixas de documentos deixados pelo pesquisador que é considerado um dos pioneiros da internet no Brasil.
A cerimônia teve a presença do diretor do MAST, Marcio Rangel, do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, da irmã de Tadao e diretora-presidente do Instituto Tadao Takahashi, Laura Takahashi, do presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC BR), Demi Getschko, da professora da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro Maria de Nazaré Freitas Pereira e do diretor executivo do Instituto Nupef - Núcleo de Pesquisa Estudos e Formação, Carlos Alberto Afonso, entre outros.
De acordo com o diretor Marcio Rangel, esse é um momento muito especial para o MAST e abre caminho para uma nova área de pesquisa. “O acervo do professor Tadao está inaugurando uma linha de pesquisa e um tema na nossa instituição. Predominantemente a gente trabalha com físicos, matemáticos e químicos. Esse é o primeiro acervo que o museu recebe na área da internet e para nós é um enorme prazer que esse acervo seja o do professor Tadao”, comemorou.
Já o ministro Paulo Alvim, que conviveu com o professor Tadao, lembrou da atuação dele para a implantação do que se tem de internet hoje, sobretudo nas áreas de educação, ciência e tecnologia, e da importância da população conhecer o seu legado. “Acho que o MAST tem esse papel também: de dar conhecimento à sociedade das contribuições de homens e mulheres que fazem muito pela ciência e tecnologia nacional”, refletiu.
A irmã e diretora-presidente do Instituto Tadao Takahashi, Laura Takahashi, afirmou que Tadao se debruçava sobre um projeto social de criar uma ONG para formação de jovens de comunidades carentes em tecnologia da informação. “É justamente essa ideia que eu e outros colaboradores estamos levando adiante com o Instituto Tadao Takahashi”, concluiu.
Sobre o professor Tadao e o acervo
Pelo pioneirismo na área, um dos grandes destaques do acervo é o processo de construção da internet brasileira, bem como projetos para a disponibilização de dados e construção de redes de informática. Os documentos deixados pelo pesquisador mostram um homem com produção intensa, extremamente produtivo e fomentador de políticas públicas, que acreditava na popularização da internet como ferramenta para o desenvolvimento do país .
Ao longo de sua trajetória, uma das suas atuações mais relevantes foi a fundação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em 1989, com objetivo de construir uma infraestrutura nacional de rede de internet no âmbito acadêmico. Também atuou internacionalmente na formulação de políticas públicas voltadas à tecnologia da informação e comunicação, como no “Núcleo de Estudos sobre o Futuro da Unesco”, do qual foi coordenador. Em 2017, foi eleito para o Hall da Fama da Internet.