Notícias
Tadao Takahashi
Um dos pioneiros da internet no Brasil, Tadao faleceu na última quinta-feira (07) de abril. Em 71 anos de vida, suas iniciativas mudaram o curso da ciência da computação no país, como a criação das primeiras redes acadêmicas com alcance nacional. Tadao era membro fundador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e foi idealizador e diretor da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Seus projetos contribuíram para o desenvolvimento e aprimoramento da internet em nosso território, seu apoio para o fortalecimento da educação e pesquisa o levaram a desenvolver políticas públicas sobre iniciativas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para além das fronteiras, a exemplo de sua atuação nas Nações Unidas, Comissão Europeia e Fórum Econômico Mundial.
O tema da inclusão digital também foi uma preocupação de Takahashi, além de engajar a juventude, sempre que tinha oportunidade.
“Em qualquer país, existem inúmeros jovens de 25 anos procurando maneiras de contribuir com o futuro do país por meio de iniciativas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Então, em cada país e em cada momento conturbado, é hora de articular o futuro, passar o bastão e ter a certeza de que uma geração ansiosa e entusiasmada assumirá, e é isso basicamente que estamos fazendo”. Um trecho do discurso de Takahashi ao ser nomeado pela Internet Society para o Hall da Fama da Internet.
O MAST lamenta o falecimento de Tadao Takahashi, fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e um dos principais nomes no campo da tecnologia da informação, que nos deixou nesta quinta-feira (07). Uma grande perda para a ciência brasileira. Externamos nossa solidariedade à família e nossa admiração pela trajetória de um homem que sempre pensou o futuro.
MAST e Equipe