Notícias
Resultado Final - XXVI Jornada de Iniciação Científica
A Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC/CNPq/MCTI/MAST) divulga o resultado final da XXVI Jornada de Iniciação Científica. Após a avaliação realizada pelo Comitê Externo PIBIC, formado pelos professores Antonio Augusto Passos Videira (UERJ), Ermelinda Pataca (USP) e Rafael Zamorano (MHN), foram destacados os três bolsistas listados abaixo:
1 - Marcela Valverde Carvalho - O uso da fotografia na Exposição Internacional de Higiene.
Orientadora: Marta de Almeida
Resumo: A Exposição Internacional de Higiene não era apenas espaço de divulgação científica das instituições médico-sanitárias, essa estava inserida no fenômeno urbano das exposições internacionais e contava com a participação de representantes de diversas áreas. Esses trouxeram uma enorme variedade de materiais, tecnologias e recursos dos mais modernos no campo científico e em torno da noção de higiene. Entre esses, destacava-se a fotografia, sendo o seu uso o tema abordado nesta pesquisa.
2- Marco Antônio Albuquerque Lima - Expedições científicas e a exploração do meio ambiente brasileiro (1951-1973).
Orientadora: Heloísa Bertol Domingues
Resumo: A pesquisa “Labirintos Verdes: Personagens e Instituições Botânicas no Brasil Contemporâneo (1951-1973)” origina-se do projeto “Expedições científicas e a exploração do meio ambiente brasileiro (1951-1973)”. Através da robusta base de dados Prosopon e da leitura das atas e anais do Conselho Deliberativo do CNPq, foi possível fazer um levantamento de 500 expedições realizadas por cientistas brasileiros e estrangeiros financiadas pelo CNPq entre os anos de 1951 a 1973.
3 - Letícia Maria Rodrigues de Melo Oliveira - Mulheres e Astrofísicas
Orientadora: Christina Helena Barboza
Resumo: O subprojeto “Mulheres e Astrofísicas” tem como objetivo analisar as histórias de vida de astrofísicas que tiveram protagonismo na constituição e no desenvolvimento desse campo no Brasil no último quartel do século XX. Essa tarefa foi auxiliada através de uma extensa pesquisa sobre informações biográficas dessas mulheres, assim como com entrevistas realizadas com as mesmas. A partir de uma perspectiva prosopográfica, uma bibliografia pautada nos estudos de gênero na área de Ciências e Tecnologia, e da utilização das fontes orais, pretendese, então, examinar as trajetórias das cientistas Sueli Viegas e Zulema Abraham, assim como os obstáculos de gênero enfrentados pelas mesmas em suas carreiras.
A Coordenação do PIBIC parabeniza os vencedores desta edição e também aos alunos e docentes pelo sucesso na submissão de projetos de iniciação científica.