Notícias
Outubro Repleto de Ciência no MAST
Outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Para celebrar, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) oferece ações para a mobilização da sociedade em torno de conteúdos que têm como base os conhecimentos científico-tecnológicos. São diversas atividades on-line com o objetivo de disseminar o conhecimento científico produzido por com a colaboração de instituições públicas e privadas, universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais e outras entidades que tratem do tema.
Além disso, o Mês Nacional de Ciência expandirá seu calendário para abranger as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em 2021 definiu o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. A ideia é mobilizar a sociedade em torno de temas que valorizem a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de aproximar os cidadãos, principalmente, os jovens, de temas relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico e suas aplicações.
No decorrer do mês, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza uma série de eventos virtuais, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer resultados da produção científica de seus pesquisadores. São ações que buscam contribuir para promoção e apropriação do conhecimento científico e tecnológico, ampliação das oportunidades de inclusão social, e para a melhoria do ensino de ciências. Muitas das atividades contam com o fundamental apoio de organizações parceiras que ajudam a contribuir para a promoção, acesso e melhoria na divulgação científica junto à sociedade.
Para a SNCT, os organizadores definiram um dia específico para cada unidade de pesquisa vinculada ao MCTI:
• Parcerias e projetos em desenvolvimento
No dia 15 de outubro o MAST, juntamente com o Observatório Nacional (ON), participará da Transmissão Virtual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pelos Canais de Comunicação do MCTI, às 10h, 14h e 16h. As instituições não apenas dividem o mesmo conjunto arquitetônico e paisagístico e o acervo (tombado como patrimônio) e parte de suas instalações no Campus, mas também compartilham a história da ciência e da tecnologia, valorizando as práticas, a produção e a circulação do conhecimento.
Mulheres e Meninas na Astronomia
Serão exibidos os vídeos institucionais mostrando o trabalho desenvolvido no MAST e no ON, assim como projetos desenvolvidos em conjunto, a exemplo do Projeto Mulheres e Meninas na Astronomia desenvolvido em virtude do projeto global Women and Girls in Astronomy, idealizado pelo IAU-Office for Astronomy Outreach (OAO), que dá visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica. O vídeo conta com a participação da astrofísica Patrícia Figueiró Spinelli, pesquisadora da Coordenação de Educação e Popularização em Ciências do MAST, e da astrônoma Daniela Lazzaro, pesquisadora do Observatório Nacional (ON).
Preciosidades do Acervo do MAST
O destaque do Museu será a exibição em vídeo do projeto Olhares Sobre as Preciosidades do Acervo do MAST, que apresenta ao público as primeiras ‘joias do acervo’: a centenária Luneta Equatorial de 21 cm, o Previsor de Marés, e o Fotoheliógrafo. O Museu exibirá instrumentos históricos mostrando o olhar dos especialistas do MAST sobre os objetos e instrumentos históricos do acervo sob a guarda do MAST.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Zona Oeste
A Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEDU), por meio do Serviço de Programas Educacionais (SEPED), atua como parceiro coordenador em conjunto com outras cinco instituições de grande representatividade na organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Zona Oeste (SNCTOZ), que reúne diversas instituições de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. São elas: 9ª Coordenadoria Regional de Educação, CRAS Cecília Meirelles, RUA, Fundação Angélica Goulart e UEZO.
Para a 18ª edição, MAST apresenta uma série especial com vídeos de astronomia em formato de curta-metragem. Pela primeira vez no ar, a série “Astronomia em Doses” reúne temas diversos da ciência e é destinada para o público em geral.
Além dela, outras produções audiovisuais fazem parte do roteiro. Entre os assuntos abordados, pontos cardeais, forno solar, Terra e Lua em escala. Vale lembrar que, devido à pandemia ocasionada pela Covid-19, toda nossa programação se dará em ambiente virtual. Para saber mais acesse: https://snctzo.wixsite.com/snctzo
PROGRAMAÇÃO
No decorrer de Outubro, a série de eventos on-line vai reunir, ainda, representantes e pesquisadores renomados que atuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Além da parceria com o Observatório Nacional (ON), outras iniciativas elaboradas pelo MAST contam com o importante e fundamental apoio de instituições, como o do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Goethe-Institut e Embaixada da França no Brasil.
Dia 02 de outubro
- 15h - Aficionades no MAST- Frankenstein
A roda de conversa virtual acontece no Google Meet e conta com um super bate-papo para reunir os amantes do clássico Frankenstein ou o Prometeu Moderno, livro publicado em 1818 pela inglesa Mary Shelley (1797-1851). Para participar é preciso realizar inscrição. Saiba mais detalhes acessando o Site do MAST.
Dia 07 de outubro
- 15h: MAST Colloquia: Tratamento e Usos do Acervo Arquivístico
A rica documentação do arquivo histórico do Observatório Nacional (ON) é destaque nesta live especial para o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Desde sua instalação na sede do antigo ON, em março de 1985, o MAST guarda o importante acervo bibliográfico, arquivístico, museológico, arquitetônico e paisagístico ligados à história da atividade científica brasileira.
Por isso, o MAST Colloquia apresentará o importante trabalho de duas arquivistas do Museu: Desafios e estratégias para a organização do arquivo histórico permanente do Observatório Nacional será apresentado pela arquivista Evelyn Frade da Silva, bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI), e Plantas do projeto de construção do ON, com a presença da arquivista Márcia Cristina Alves, pesquisadora da Coordenação de Museologia do MAST.
Dia 14 de outubro
- 15h: Live: ‘Dos Gabinetes de ensino a museu’
A trajetória das coleções científicas da Escola de Minas de Ouro Preto nas décadas de 1930, 1970 e 1990.
O convidado Carlos Augusto Jotta, Coordenador de Museologia do Museu das Minas e do Metal Gerdau, apresenta seu estudo sobre o Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia e a trajetória das coleções científicas presentes no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (EMOP/UFOP). O conjunto de objetos que compõem parte desta coleção é proveniente do processo de formação e consolidação da Escola de Minas de Ouro Preto, inaugurada por Claude Henri Gorceix, em 1876.
O professor Carlos Augusto Jotta mostrará a proposta de releitura das coleções para a inserção na curadoria do museu e seu percurso expográfico, apresentando também a história da constituição das coleções e quais reflexos de sua trajetória foram identificados.
A mediação será de Marcus Granato, Diretor Interino do MAST, e será transmitida ao vivo, a partir das 15h, pelo Canal do MAST no Youtube.
Dia 16 de outubro
-15h: Visita virtual do projeto de Instrumentos Científicos Históricos
No próximo sábado (16), o público poderá matar a saudade do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) com um passeio virtual pelo campus do MAST e do Observatório Nacional. A iniciativa faz parte do projeto de Instrumentos Científicos Históricos da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEDU) e será chamada de “Visita On-line”. Nesta primeira edição o tema será a previsão do tempo e permitirá aos internautas conhecer mais sobre esta ciência e as características dos objetos sob a guarda da instituição. A visita contará com a mediação das educadoras Claudia Matos, Larissa Valiate e Caroline Chamusca da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEDU).
A ação integra a programação do MAST para o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. O evento acontecerá a partir das 15h e será transmitido ao vivo pela página da Facebook “MAST Educação”. A transmissão ao vivo acontece a partir das 15h pela Página da COEDU no Facebook
Dia 21 de outubro
- 15h: Invenção & Imaginação - Mundos por vir: perspectivas das ciências e artes amazônicas / Homenageado: Jules Verne
O projeto Invenção & Imaginação - Arte e Ciência em Diálogo, realizado pelo MAST, Goethe-Institut e Embaixada da França no Brasil oferece a Mesa de Debate Mundos por vir: perspectivas das ciências e artes amazônicas centrado nos desafios contemporâneos da divulgação científica e artística, com foco na mediação cultural como ferramenta de transformação.
O debate aborda a perspectiva da paisagem humana e natural da Amazônia e sua crise climática, indagando quais os meios para enfrentar as mudanças ambientais em tempos de promoção da desinformação e como se entrelaçam a razão e a imaginação na produção artística e em especial na literatura sobre a Amazônia.
As inscrições grátis devem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/invencao--imaginacao-arte-e-ciencia-em-dialogo__1322311, até as 14h59. O encontro terá transmissão gratuita pelo canal da Cooperação Cultural Franco Alemã no YouTube.
Sobre a criação do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações
Em 2019, foi criado o decreto que instituiu o mês de outubro como o período oficial de comemoração do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. A iniciativa, que acontece de 1º a 31 de outubro, tem como finalidade mobilizar a população sobre a importância do empreendedorismo, a valorização da criatividade e da inovação. Além de criar um ambiente favorável para apresentação de conhecimentos científicos produzidos no país.