Notícias
MAST Colloquia: Tratamento e Usos do Acervo Arquivístico
Os pesquisadores do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realizam um importante trabalho de preservação de documentos referentes à ciência e tecnologia no Brasil. Para apresentar alguns projetos desenvolvidos pelos especialistas da instituição, no dia 27 de outubro acontece a sexta edição do MAST Colloquia 2021. O ciclo de palestras virtual traz a temática Tratamento e Usos do Acervo Arquivístico de C&T do MAST, para mostrar ao público as atividades desenvolvidas para a conservação e organização de arquivos pessoais de cientistas e de instituições de pesquisa, além do uso das fontes por pesquisadores internos e externos.
Na nova edição, que terá como moderador Everaldo Pereira Frade, um dos destaques será o importante e rigoroso trabalho desempenhado pelo Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos em Papel – LAPEL (subordinado à Coordenação de Pesquisa e Arquivo – COPEA), responsável pela preservação do Acervo Arquivístico e do Acervo Bibliográfico do MAST. A pesquisadora Ozana Hannesch abordará variadas técnicas desempenhadas pelo setor na palestra Ações do LAPEL na Conservação de acervos arquivísticos e bibliográficos do MAST. O bate-papo virtual também jogará luz sobre as atividades fundamentais da Biblioteca Henrique Morize, que não são vistas pelos usuários daquele espaço responsável pela guarda e disseminação do acervo bibliográfico relacionado às áreas da história da ciência e da tecnologia, educação e divulgação da ciência, museologia e patrimônio cultural. A bibliotecária Samantha Pontes falará sobre o tema Tratamento do acervo bibliográfico de C&T.
O MAST Colloquia acontece a partir das 15h, no Canal do MAST no YouTube.
Sobre o projeto
Para mostrar mais um exemplo das atividades desenvolvidas para a conservação do acervo e organização de arquivos pessoais de cientistas e de instituições de pesquisa, o projeto MAST Colloquia realiza palestras virtuais sob a temática Tratamento e Usos do Acervo Arquivístico de C&T do MAST.
Este ano sob a responsabilidade da Coordenação do Arquivo de História da Ciência, o projeto aborda assuntos ligados ao estudo da história das ciências e das tecnologias no país e à preservação de acervos documentais com a ajuda de diversos profissionais e pesquisadores do Museu e também com a experiência de convidados especiais.