Notícias
Processos museológicos indígenas e Marco Temporal é o tema da próxima live do MAST
No próximo dia 10 de novembro é comemorado o Dia Mundial dos Museus e Centros de Ciência, data determinada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) junto com o Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento. Para celebrar a data, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai promover a live “Processos museológicos indígenas e Marco Temporal”, com o palestrante Renato Athias (UFPE) e a debatedora Priscila Faulhaber (UNIRIO/MAST).
Centenas de milhares de objetos indígenas estão disponibilizados e visíveis em diferentes coleções de instituições museais no Brasil e no exterior. O objetivo desta apresentação é mostrar a situação dos povos indígenas e as diferentes experiências de processos museológicos entre os povos originários. Os pesquisadores também vão abordar o impacto da noção do “marco temporal” nestas dinâmicas e nas questões relacionadas ao entendimento de território, que tem sido um instrumento de conscientização desses direitos patrimoniais.
A transmissão do evento será às 15 horas, no Canal do MAST no Youtube. Para quem quiser assistir ao bate-papo depois, a palestra ficará disponível no canal.