Notícias
Inscrição de Alunos Especiais em disciplinas do PPACT
O Museu de Astronomia e Ciências Afins, por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT), torna pública a inscrição para cursar disciplinas como Aluno Especial. De acordo com o Art. 19° do Regimento do PPACT, a inscrição para cursar disciplinas como Aluno Especial será facultada a:
Art. 19° – É facultada a inscrição em disciplinas do Mestrado em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia:
- A alunos regularmente matriculados em Programas Stricto sensu de outras Instituições, até o máximo de duas disciplinas por discente, desde que a solicitação do aluno seja encaminhada oficialmente pelo Coordenador de seu Programa de origem;
- A alunos especiais, sem vínculo com Stricto sensu de outras Instituições, portadores de diploma de ensino superior, até o máximo de uma disciplina por discente, e de dois alunos por disciplina. A inscrição de alunos especiais deve ser homologada pelo Colegiado.
Calendário para matrícula de Alunos Especiais nas disciplinas do PPACT a serem oferecidas no 1° semestre de 2021:
- 24/03 a 26/03/2021 – inscrição dos candidatos via formulário próprio a ser enviado pela secretaria do curso durante o período de inscrições e encaminhamento para os docentes ministrantes
- 29/03 a 31/03/2021 – período para aval dos docentes ministrantes e homologação pelo colegiado
- 29/03/2021 – divulgação dos resultados
- 29/03 e 01/04/2021 – matrícula dos alunos selecionados
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail ppact.mestrado@mast.br.
Quadro de Disciplinas e Horários de aulas 1º Semestre 2021
Disciplina |
Carga horária |
Professor(es) |
Início |
Dia de aula |
Local |
|
Cultura Material, História e Ciência DOP - 115 |
Optativa |
45h |
Profa. Dra. Heloísa Gesteira |
05 de abril |
Segunda-feira (14h às 17h) |
Videoconferência |
História e Divulgação da Ciência DOB-001 |
Obrigatória |
45h |
Profa. Dra. Christina Barbosa, Profa. Dra. Heloisa Bertol, Profa. Dra. Maria Esther A. Valente e Prof. Dr. Douglas Falcão |
06 de abril |
Terça-feira (14h às 17h) |
Videoconferência |
Seminário de projetos de pesquisa DOB - 004 |
Obrigatória |
45h |
Profa. Maria Lúcia de Niemeyer Matheus Loureiro e Profa. Dra. Cláudia Penha dos Santos |
07 de abril |
Quarta-feira (14h às 17h) |
Videoconferência |
Preservação e Processos Curatoriais DOP-113 |
Optativa |
45h |
Prof. Dr. José Mauro Matheus Loureiro |
08 de abril |
Quinta-feira (14h às 17h) |
Videoconferência |
Formação e Gestão de Coleções Especiais DOP-116 |
Optativa |
45h |
Prof. Dr. Fabiano Cataldo |
09 de abril |
Sexta-feira (14h às 17h) |
Videoconferência |
Prováveis datas das aulas:
Obs: atualizado em 01/03/2021
Cultura Material, História e Ciência – DOP 115
A proposta central do curso é refletir sobre a forma pela qual a noção de cultura material impactou as reflexões sobre a História da Ciência e da Tecnologia. Pretende- se explorar a noção de artefato a partir de uma perspectiva teórica que explore como as ideias e os objetos formam contextos científicos específicos. Além disso, identificar o potencial de análise dos artefatos sempre relacionados a um conjunto mais amplo de documentos que nos auxiliem a construir reflexões a partir de seus usos e significados que lhes são atribuídos pelos agentes sociais. Por meio de uma bibliografia especializada, pretende-se refletir sobre os diversos tipos de artefatos que permitem a interação entre o homem e a natureza e a própria comunicação dos dados científicos. Destacamos aqui os instrumentos científicos, jardins botânicos, livros, desenhos, protótipos, utensílios entre outras formas de materialização do conhecimento.
05, 12, 19 e 26 de abril; 03, 10, 17, 24 e 31 de maio; 07, 14 e 21 de junho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h
História e Divulgação da Ciência - DOB-001:
A disciplina tem como objetivo discutir criticamente com os alunos pesquisas e práticas relativas aos processos de produção, pesquisa e socialização de acervos de ciência e tecnologia. No que diz respeito à sua produção, os acervos de ciência e tecnologia são compreendidos a partir da perspectiva da pesquisa em história da ciência, como registros materiais de processos e práticas científicas do passado. Neste sentido, a disciplina deverá privilegiar uma abordagem historiográfica, procurando estabelecer um diálogo entre diferentes correntes teóricas da história da ciência, e um paralelo com as transformações que tiveram lugar na história social e cultural ao longo do século XX, com a ampliação da noção de fontes documentais. No que diz respeito à socialização de acervos considera-se o interesse que as coleções despertam no público não especializado, descobrindo os objetos das coleções como testemunhos da história cultural e natural. Os estudos sobre a relação do público com as exposições e atividades de divulgação permitem conhecer o comportamento dos visitantes nessas atividades auxiliando na produção dessas ações.
06, 13, 20 e 27 de abril; 04, 11, 18 e 25 de maio; 01, 08, 15 e 22 de junho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h
Seminário de Projetos de Pesquisa - DOB-004:
A disciplina tem como objetivo a discussão dos projetos de pesquisa dos alunos e professores, abordando metodologia da pesquisa, revisão e atualização dos projetos, definição das orientações e estudos dirigidos.
07, 14 e 28 de abril; 05, 12, 19 e 26 de maio; 02, 09, 16, 23 e 30 de junho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h
Preservação e Processos Curatoriais - DOP-113:
Conceitos de Curadoria, Curador e Preservação nos horizontes das coleções museológicas e do patrimônio de ciência e tecnologia. A função social das ações teóricas e pragmáticas da preservação e da curadoria. Convergências e dissonâncias nos diferentes modelos preservacionistas e curatoriais. Conceitos de curadoria e curador; discussão de questões semânticas relacionadas aos conceitos a partir do lugar do curador e sua função social como produtor de enunciados e discursos. Os gabinetes de curiosidades. Transição para os museus modernos. Consolidação dos modelos curatoriais em sua gênese. Conceito de curadoria. Autonomização do sujeito curador: diferentes tipologias, diferentes pragmáticas.
08, 15, 22 e 29 de abril; 06, 13, 20 e 27 de maio; 10, 17 e 24 de junho; 1º de julho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h
Formação e Gestão de Coleções Especiais - DOP-116:
Conceitos de coleções especiais. História do livro, história das bibliotecas e história das coleções especiais. As coleções especiais na História. Coleção Especial e Patrimônio Bibliográfico. As bibliotecas privadas e as coleções especiais. Coleções Especiais em universidades e institutos de pesquisa; marcas de proveniência bibliográfica: memória e patrimônio. As doações de coleções especiais. Formação e gestão de coleções especiais. Curadoria e gestão de coleções especiais. Coleções especiais: difusão, acesso, preservação e segurança.
09, 16, 23 e 30 de abril; 07, 14, 21 e 28 de maio; 04, 11, 18 e 25 de junho. 12 aulas de 3h em videoconferência + 09h de atividades = 45h