Notícias
36 anos do Museu de Astronomia e Ciências Afins
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), celebra hoje 36 anos de sua criação. Inicia suas atividades em 8 de março de 1985, tornando-se responsável pela guarda de grande parte do patrimônio cultural do antigo Observatório. Com o passar dos anos, o Museu torna-se referência na preservação do patrimônio cultural científico brasileiro, salvaguardando um amplo acervo constituído por arquivos de numerosos cientistas e uma importante coleção de instrumentos, provenientes de várias unidades de pesquisa do MCTI, que são testemunhos da história da ciência do país.
Criado em uma década em que a redemocratização se tornou um valor constante na sociedade brasileira, as atividades do MAST ao longo dos anos sempre buscaram preservar as fontes relevantes do fazer científico e suas pesquisas, promovendo o acesso da sociedade ao conhecimento científico. Seu conjunto arquitetônico, tombado em nível federal e estadual, é exemplo da arquitetura e da engenharia voltadas para a Astronomia dos primórdios do século XX. Em sua trajetória, o Museu se adequou aos avanços do tempo sem deixar de se conectar com o passado, sempre buscando a inclusão científica para tornar sua linguagem expositiva mais acessível, facilitando a compreensão da sociedade ao conhecimento científico. Suas exposições presenciais ocupam todo o prédio histórico, apresentando temas de interesse para o público através de linguagens diversificadas de comunicação. Além disso, a página institucional apresenta várias exposições virtuais que permitem ao Museu alcançar pessoas em regiões distantes de sua sede.
Seu corpo técnico reúne especialistas nos campos da história da ciência e da tecnologia, da museologia, da documentação e da educação em ciências. Graças à junção dessas competências e habilidades, é possível levar conhecimento ao público por meio de exposições, palestras, conferências, seminários e outros eventos de caráter técnico-científico, educativo e de divulgação científica, programas de capacitação e atividades lúdicas, como a observação do céu, visitas orientadas e várias outras ações desenvolvidas para popularizar a ciência de maneira divertida, em atrações que utilizam princípios científicos para estimular o pensamento, a capacidade de questionar e a criatividade.
Finalmente, o MAST organiza cursos de curta duração e treinamento de profissionais nas suas áreas de atuação, além de fazer parte de cursos de pós-graduação stricto-sensu e realizar o único mestrado profissional em preservação de acervos de Ciência e Tecnologia do Brasil.
Ao completar 36 anos de existência, mesmo em meio à pandemia, pode-se concluir que a perseverança de seu corpo técnico e sua paixão pela ciência fazem o MAST permanecer vivo e superar dificuldades em momentos adversos, sempre buscando divulgar a ciência e sensibilizar os visitantes, não somente para a importância da preservação do patrimônio cultural de C&T, mas também de sua identidade.