Notícias
MAST Colloquia: Tratamento e Uso do Acervo Arquivístico
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza um importante trabalho de preservação e disseminação de documentos referentes à ciência e tecnologia no Brasil. Para mostrar mais um exemplo das atividades desenvolvidas para a conservação do acervo e organização de arquivos pessoais de cientistas e de instituições de pesquisa, na próxima quinta-feira (8) acontece a quarta edição do projeto MAST Colloquia. Totalmente virtual, o ciclo de palestras traz a temática Tratamento e Usos do Acervo Arquivístico de C&T do MAST, abordando assuntos ligados ao estudo da história das ciências e das tecnologias no país e à preservação de acervos documentais com a ajuda de diversos profissionais e pesquisadores do Museu e também com a experiência de convidados especiais.
Neste novo encontro, a historiadora e arquivista Tatiane Lopes dos Santos apresenta as "Fontes para o estudo da energia nuclear no Brasil: os arquivos de físicos e de instituições de pesquisa" trazendo um debate sobre a política nuclear brasileira, e a arquivista Vanessa Rocha de Souza, bolsista PCI-MAST, destaca a "Organização e etapas do tratamento arquivístico do arquivo pessoal de Heloísa Alberto Torres", contando sobre os cuidados com o acervo pessoal da antropóloga. A live terá mediação de Everaldo Pereira Frade, tecnologista do Arquivo de História da Ciência do MAST.
Sobre o MAST Colloquia
Realizado desde 1996, o ciclo de palestras MAST Colloquia reúne especialistas que apresentam diferentes perspectivas em relação ao tema principal definido, anualmente, entre as coordenações do MAST.
Para garantir a melhor adaptação em tempos de coronavírus, a edição de 2021 se mantém inteiramente on-line. Ao longo do ano, serão realizadas lives com palestras que abordam assuntos ligados ao estudo da História da Ciência e Tecnologia no Brasil e da preservação de acervos documentais e de importância histórica.