Notícias
Fim de Semana de Diversão no MAST
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma variada programação para toda família curtir o último fim de semana de Janeiro. Lembrando que, para participar das atividades, é preciso seguir o protocolo de segurança sanitária e respeitar as medidas básicas que visam à preservação da saúde, tanto dos visitantes quanto da equipe do MAST. Portanto, haverá controle de acesso nas salas e distribuição de 100 senhas para participar das atividades.
Neste sábado (30) e domingo (31), o Museu abre suas portas às 14h para o público mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um salão espelhado, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo. Após essa aventura tecnológica, a dica é curtir a exposição Ressurgindo das Cinzas, realizada em parceria com o Museu Nacional, que exibe 39 peças em seu acervo, além de uma adaga feita de ferro meteorítico e um grande painel que conta a história do famoso meteorito Bendegó, que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram a instituição em setembro de 2018. É uma ótima oportunidade para ver, tocar e fotografar o meteorito Santa Luzia de Goiás, o segundo maior do Brasil, em frente à fachada principal do MAST.
E a partir das 18h30 tem o Cinema no Gramado, que apresenta O Show da Luna em pleno ar livre. Com os episódios "O Grande Astro Rei" e "Pra baixo ou pra cima", vamos acompanhar mais duas aventuras desta garotinha que adora ciências e vai em busca de perguntas e curiosidades sobre o Universo. Produzida pela TV PinGuim, O Show da Luna é uma série sobre a menina cheia de perguntas interessantes e sua paixão pela ciência, que a faz explorar o mundo com aventuras que trazem muito aprendizado!
No domingo (31), além das exposições, o MAST retoma uma das atividades que mais faz sucesso com a criançada: o Planetário Digital. Readequado aos procedimentos de segurança sanitária, a atividade foi adaptada para fora da cúpula e expandir o Universo no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão, que teve a capacidade de público reduzida para 18 lugares, por sessão. Serão projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. A sessão acontece às 16h e será conduzida por mediadores do MAST, que vão detalhar sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.