Notícias
Darwinismos na pandemia e no tempo histórico
Para levar conhecimento ao público e estimular a reflexão sobre ciência, tecnologia e sociedade, a próxima edição do Encontro com a História em Casa apresenta live Darwinismos na pandemia e no tempo histórico. O tema relativiza a História e o Coronavirus, trazendo interpretações que ressurgem da teoria da seleção natural aplicadas à ideia, discutível de “evolução social”. O debate conta com a participação dos professores Robert Wegner (COC/Fiocruz-RJ), apresentando as "Políticas de eugenia, omissões na pandemia: uma comparação", e Antonello La Vergata (Universidade de Módena e Reggio Emilia, Itália), discutindo “O que é o darwinismo social?”.
Ao longo do encontro, os especialistas discutirão ideias de “darwinismo social” e “eugenia”, como questões de desigualdades sociais. Consideram como pano de fundo, a grande incidência da doença Covid19 em lugares de baixo IDH, e as medidas conflitantes entre as autoridades governamentais, que fizeram recrudescer ideias que se exprimem em “luta pela vida ou “sobrevivência do mais forte”, e traduzem-se em preconceitos dando margem ao racismo.
A iniciativa conta com a organização de Heloisa Maria Bertol Domingues, pesquisadora do MAST, que também irá mediar o Encontro. A live será exibida no dia 9 de setembro, com transmissão a partir das 15h no canal do MAST no YouTube.
Sobre o Encontro com a História
O ciclo de palestras acontece desde o ano 2000 e tem como principal objetivo debater temas atuais da produção historiográfica. Visa, ainda, a trazer discussões sobre novos métodos e abordagens da História que possam sugerir outros caminhos e questionamentos para a área de História da Ciência.
Cada encontro conta com a participação de um ou mais convidados que apresentam e discutem temas vinculados às suas pesquisas, em andamento ou já concluídas, possibilitando intercâmbios acadêmicos e institucionais com o MAST.