Notícias
Semana dos Buracos Negros no MAST
Para aguçar a curiosidade do público sobre o objeto astronômico mais fascinante e misterioso do Universo, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) elaborou a Semana dos Buracos Negros. Entre os dias 18 e 22 de maio, a partir das 15h, especialistas vão debater o tema e aproximar o público dos estudos, pesquisas e até mesmo apresentar como os buracos negros são retratados na cultura pop. A iniciativa busca retratar um dos tópicos da ciência que gera maior interesse do público de maneira interativa, por meio do canal do MAST no Youtube.
Ao longo da ‘Semana’, será possível entender alguns fatores que tornam os buracos negros um tema tão interessante. O livro “Breve História do Tempo”, de Stephen Hawking, conseguiu em 1988 popularizar os tópicos mais abstratos da ciência para milhões de pessoas, contando em todo momento com a ousadia do leitor para fazer uma rápida viagem da macro à microescala da natureza sem enjoar. Os buracos negros não foram uma invenção de Albert Einstein, mas uma “singular” consequência das primeiras tentativas de cientistas, como Karl Schwarzchild, de resolver as equações da Teoria Geral da Relatividade, publicada em 1915. Já em 1967, o físico John Wheeler denominou estes objetos como “buracos negros”.
Além de ciência e cinema, as palestras da Semana dos Buracos Negros também vão abordar a relação dos buracos negros com a morte das estrelas, com a formação e evolução das galáxias, com as simulações computacionais feitas na Astronomia, e a relação entre a pesquisa e as teorias que auxiliam na explicação da origem do Universo. Um dos destaques será a participação de Lia Medeiros, cientista que fez parte do Event Horizon Telescope, projeto que apresentou a primeira imagem direta de um buraco negro supermassivo no centro da galáxia elíptica M87, em 10 de abril de 2019.
Programação Semana dos Buracos Negros
De 18 a 22 de maio
Youtube do MAST – 15h
18 de maio
- Redemoinhos e máquinas fantásticas: Os buracos negros na cultura pop
Palestrante: Naelton Mendes de Araújo (Fundação Planetário do Rio)
19 de maio
- Colapsos e densidades nucleares infinitas: Os buracos negros gerados pela evolução estelar
Palestrante: Tatiane Correa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
- Viagem ao centro das galáxias: buracos negros supermassivos
Palestrante: Isadora Bicalho (LINeA – O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia. – ON)
20 de maio
- Relatividade Geral para Leigos e a Física dos buracos negros
Palestrante: Gustavo Pinheiro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro)
- O Universo no papel e no computador: Simulações de buracos negros e de matéria escura
Palestrante: Carlos Bengaly (Université de Genève)
21 de maio
- Uma dança distante e esmagadora: O estudo das ondas gravitacionais
Palestrante: Ricardo Ogando (Observatório Nacional)
22 de maio
- A importância da primeira imagem de um buraco negro
Palestrante: Lia Medeiros (Institute for Advanced Study – National Science Foundation)
Confira os resumos das palestras AQUI
Participação
A Semana dos Buracos Negros é um evento gratuito. Entretanto, para conhecer melhor o público, o MAST solicita o preenchimento do Formulário de Inscrição (inscrições encerradas). A ideia é saber um pouco mais sobre os interessados no tema para produzirmos conteúdos que atendam às demandas com mais efetividade. Ao final do preenchimento, você pode solicitar o Certificado de Participação.