Notícias
MAST em Casa: Brincando com a Ciência
Muitas atividades lúdicas e brinquedos fazem parte do cotidiano das crianças e ajudam, além da diversão, a estimular o conhecimento sobre o mundo da ciência. Pensando em despertar ainda mais o interesse do público, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) apresenta uma nova versão do projeto Brincando com a Ciência , uma série de iniciativas para que crianças e jovens percebam que princípios e estudos científicos podem ser identificados em atividades prazerosas.
Os vídeos estão disponíveis no canal do Youtube do MAST abordando temas que ensinam o público a realizar uma brincadeira simples ou construir um aparato interessante utilizando princípios científicos. A ideia é mostrar que, mesmo em casa, se pode reunir alguns materiais e objetos para criar experimentos divertidos que mostram como a ciência funciona. Os ingredientes? Um armário da bagunça, aquela gaveta cheia de quinquilharias ou ainda aquela caixa cheia de “inutilidades”. Tudo pode ser utilizado para a experiência.
Ao longo da série de vídeos, o
Brincando com a Ciência
vai trazer conteúdos apresentando estímulos e experiências sobre temas como luz, cor, movimento, choques e faíscas, visão, percepção, astronomia, matemática, lógica e outros temas. O primeiro episódio a ser apresentado traz o tema “som”, ensinando como fazer um sino com uma colher, um barbante e um copo. O público vai poder criar o seu próprio dispositivo e entender sobre a vibração que é transmitida através da corda e propagada com o ar que está dentro do copo.
Clique para assistir ao primeiro episódio
Sobre o Brincando com a Ciência
A iniciativa foi criada em 1986 no MAST com o objetivo de oferecer um ambiente interativo em que a brincadeira seja o elemento de aproximação do público com a ciência. Com o aproveitamento de materiais disponíveis em casa, normalmente, como garrafas PET, elásticos e tubos de caneta, são construídos os mais diversos experimentos, como o foguete de água, o boliche ecológico, o detetive químico e o avião magnético. Voltada para toda a família, a atividade utiliza princípios científicos para estimular o pensamento, a capacidade de questionar e a criatividade.
Cada aparato materializa um fenômeno científico que pode ser manipulado pelo usuário e gera situações imprevistas ou curiosas, criando, assim, uma atmosfera alegre e descontraída. O usuário procura em si mesmo possíveis explicações para os fatos e se abre espontaneamente para a busca do conhecimento.
Matérias relacionadas
Brincando com a Ciência: Submarino de Garrafa
Brincando com a Ciência: Setas Invertidas
Brincando com a Ciência: Experimentos Visuais
Brincando com a Ciência: O repolho camaleão
Brincando com a Ciência: Erosão do Solo #1
Brincando com a Ciência: Erosão do Solo #2
Brincando com a Ciência: O Avião Magnético
Brincando com a Ciência: Canudos Elétricos
Brincando com a Ciência: O Piano de Garrafas
Brincando com a Ciência: Garrafa Equilibrista
Brincando com a Ciência: Giro-Força
Brincando com a Ciência: A Rolha Equilibrista
Brincando com a Ciência: Eletrolata dos Átomos
Brincando com a Ciência: A Tinta Invisível
Brincando com a ciência: Sinos caseiros